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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2017
Autor(es): MACEDO, Tarcízio Pereira
VIEIRA, Manuela do Corral
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Muito além dos pixels: experiências de consumo e cultura material em League of Legends
Título(s) alternativo(s): Far beyond the pixels: consumption and material culture experiences in League of Legends
Citar como: MACEDO, Tarcízio; VIEIRA, Manuela do Corral. Muito além dos pixels: experiências de consumo e cultura material em League of Legends. Comunicação, Mídia e Consumo, online, v. 14, n. 41, p. 147-171, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1386. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16081. Acesso em:.
Resumo: Este artigo procura discutir as práticas de consumo no jogo digital League of Legends (LoL) a partir de um olhar baseado nos estudos do campo da comunicação e da cultura material. O objetivo é compreender a relação entre objetos e jogadores-sujeitos-consumidores. Para tanto, procuramos analisar a trajetória social e cultural dessas mercadorias nas experiências simbólicas em LoL. Nessa perspectiva, e fazendo uso de método etnográfico, são apresentados relatos e observações do consumo de objetos em LoL por jogadores das cidades de Belém (PA), Diadema (SP) e Osasco (SP). Os resultados apontam para a existência de uma complexa teia de significados interconectados responsáveis por (de)codificar os objetos e transformar aglomerados de pixels em experiências de comunicação, consumo e cultura material.
Abstract: This article seeks to discuss consumer practices in the digital game League of Legends (LoL), from a study based on the field of communication and material culture. The objective is to understand the relationship between objects and players-subjects-consumers. In order to do so, we seek to analyze the social and cultural trajectory of these commodities in the symbolic experiences in LoL. In this perspective, according to the ethnographic method, reports and observations of the consumption of objects in LoL are presented by players from the cities of Belém (PA), Diadema (SP) and Osasco (SP). The results point to the existence of a complex web of interconnected meanings, responsible for (de)codify the objects and transform aggregations of pixels into experiences of communication, consumption and material culture.
Palavras-chave: Jogos digitais
Consumo
Cultura material
Bens virtuais
Comunicação
Digital games
Consumption
Material culture
Virtual goods
Communication
Título do Periódico: Comunicação, Mídia e Consumo
ISSN: 1883-7070
País: Brasil
Instituição: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Sigla da Instituição: ESPM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1386
Identificador DOI: 10.18568/cmc.v14i41.1386
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