Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16093
Tipo: Dissertação
Data do documento: 24-Nov-2023
Autor(es): SETÚBAL, Mylena Monteiro
Primeiro(a) Orientador(a): BRITO, Márcia Mariana Bittencourt
Primeiro(a) coorientador(a): COUSTON JUNIOR, John Fletcher
Título: Arte, Educação, Cultura no interior do Pará: Um estudo de caso na E.E.E.M. Dr. Inácio Koury Gabriel Neto, Castanhal - PA
Citar como: SETÚBAL, Mylena Monteiro. Arte, Educação, Cultura no interior do Pará: Um estudo de caso na E.E.E.M. Dr. Inácio Koury Gabriel Neto, Castanhal - PA. Orientadora: Márcia Mariana Bittencourt Brito, Coorientador: John Fletcher Couston Junior. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, Ano de defesa. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16093. Acesso em:.
Resumo: Esse estudo objetiva analisar e demonstrar, a partir de um estudo de caso, o negligenciamento na sistematização de seus espaços de arte na cidade de Castanhal – PA, pela falta de investimentos nas diversas formas de contato com a cultura, seja de formal, não-formal e/ou informal. Sob uma lupa, está a realidade, história e formação desta cidade do interior do nordeste paraense, Castanhal, ou como é conhecida, a “Cidade Modelo”, e um aparelho de educação formal, a escola pública de ensino médio Dr. Inácio Koury Gabriel Neto, e a importância da mesma para a localidade e a ocorrência da arte-educação neste espaço educacional. Através de observação, entrevista e projeto na escola citada acima, nota-se que uma relação fortificada entre o ensino formal (no caso a escola) com o cenário artístico e cultural da “cidade modelo” e um melhor diálogo para com seu alunado pode ser uma forma e saída de ampliar e valorizar o ensino/aprendizagem de arte e a produção de artes e cultura no interior dessas localidades que sofrem com o abandono de investimentos no segmento artístico.
Abstract: This study aims to analyze and demonstrate, based on a case study, the neglect in the systematization of its art spaces in the city of Castanhal – PA, due to the lack of investment in the different forms of contact with culture, whether formal or non- formal and/or informal. Under a magnifying glass is the reality, history and formation of this city in the interior of northeast Pará, Castanhal, or as it is known, the “Model City”, and a formal education apparatus, the public high school Dr. Inácio Koury Gabriel Neto, and its importance for the locality and the occurrence of art education in this educational space. Through observation, interview and project at the school mentioned above, it is noted that a strengthened relationship between formal education (in this case the school) with the artistic and cultural scene of the “model city” and a better dialogue with its students can be a way and way to expand and value the teaching/learning of art and the production of arts and culture within these locations that suffer from the abandonment of investments in the artistic segment.
Palavras-chave: Arte - Estudo e ensino
Educação
Cultura
Castanhal - PA
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ArteEducacaoCultura.pdf3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons