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Tipo: Dissertação
Data do documento: 1-Jun-2023
Autor(es): FREITAS, Cláudio Lopes de
Afiliação do(s) Autor(es): SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/BELÉM/Pa
Primeiro(a) Orientador(a): MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Título: Formação de professores com software de geometria dinâmica: conhecimentos para a docência mediados por tecnologia.
Citar como: FREITAS, Cláudio Lopes de. Formação de professores com software de geometria dinâmica: conhecimentos para a docência mediados por tecnologia. Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo. 2023. 237 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16161. Acesso em:.
Resumo: A pesquisa problematiza a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental para o uso de softwares dinâmicos no ensino de geometria. Teve como objetivo analisar as contribuições de um curso de formação continuada, mediado pelo software GeoGebra, para a mobilização de conhecimentos pedagógicos e tecnológicos do conteúdo matemático de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A base teórica do estudo seguiu, entre outras referências, as contribuições do modelo Technological Pedagogical Content Knowledge, que desafia pensar a formação docente na articulação dos conhecimentos necessários a uma prática pedagógica com o uso de tecnologias digitais. O curso analisado foi ofertado no primeiro semestre de 2022, de forma on-line, com atividades síncronas e assíncronas, contando com 19 cursistas. A investigação segue a metodologia de um estudo de caso qualitativo, em uma perspectiva de pesquisa-formação. Os instrumentos de coleta de dados incluíram a aplicação de 3 questionários, o diário de campo e a gravação e transcrição das intervenções dos cursistas durante os encontros. O tratamento dos dados empregou procedimentos adequados à natureza da informação coletada. Nas análises quantitativas, utilizou-se a estatística descritiva, e nas qualitativas a Análise de Conteúdo, com apoio do software livre IRaMuTeQ. Os resultados apontam que a formação alcançou professores com bastante experiência nos anos iniciais e interessados na melhoria de sua formação na área de matemática e tecnologia, alguns, inclusive, concluíram mais de uma graduação ou cursaram pós- graduação. Apesar disso, esses indicaram a formação inicial e a continuada como limitada no que se refere aos conhecimentos matemáticos e digitais, especialmente, sobre o ensino da matemática para o público infantil. Os resultados demonstraram ainda que os cursistas possuíam maiores dificuldades com os conteúdos de transformações de figuras planas (isométricas e homotéticas), exatamente as que mais demandam o uso de recursos digitais, limitando a exploração desses conteúdos ao livro didático. De um modo geral, observou-se lacunas em termos do letramento digital nos cursistas que demonstraram diferentes sentimentos e inseguranças em relação ao uso de tecnologias no ensino. Após a formação, os participantes avaliaram que o curso lhes mostrou a possibilidade de integrar a tecnologia a outros recursos manipulativos já utilizados. Indicaram ainda a melhoria dos sentimentos em relação às tecnologias e a ampliação de diferentes conhecimentos durante a formação, corroborando que um curso sobre tecnologia no ensino de matemática não se resume a uma mera formação instrumental. Por fim, as conclusões do estudo indicaram a necessidade da proposição de um curso de GeoGebra direcionado a professores que ensinam matemática nos anos iniciais, sendo elaborado um produto educacional para atender a essa necessidade.
Abstract: The research problematizes the training of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school for the use of dynamic software in teaching geometry. It aimed to analyze the contributions of a continuing education course, mediated by the GeoGebra software, to mobilize pedagogical and technological knowledge of mathematical content among teachers in the initial years of Elementary School. The theoretical basis of the study followed, among other references, the contributions of the Technological Pedagogical Content Knowledge model, which challenges thinking about teacher training in the articulation of the knowledge necessary for a pedagogical practice using digital technologies. The course analyzed was offered in the first semester of 2022, online, with synchronous and asynchronous activities, with 19 students. The investigation follows the methodology of a qualitative case study, from a research-training perspective. The data collection instruments included the application of 3 questionnaires, the field diary and the recording and transcription of the course participants' interventions during the meetings. Data processing used procedures appropriate to the nature of the information collected. In quantitative analyses, descriptive statistics were used, and in qualitative analyses, Content Analysis was used, with the support of the free software IRaMuTeQ. The results indicate that the training reached teachers with a lot of experience in the initial years and interested in improving their training in the area of mathematics and technology, some even completed more than one undergraduate degree or attended postgraduate studies. Despite this, they indicated initial and continued training as limited with regard to mathematical and digital knowledge, especially about teaching mathematics to children. The results also demonstrated that course participants had greater difficulties with the contents of flat figure transformations (isometric and homothetic), exactly those that most demand the use of digital resources, limiting the exploration of these contents to the textbook. In general, gaps were observed in terms of digital literacy among course participants who demonstrated different feelings and insecurities regarding the use of technologies in teaching. After the training, participants assessed that the course showed them the possibility of integrating technology with other manipulative resources already used. They also indicated the improvement of feelings regarding technologies and the expansion of different knowledge during training, corroborating that a course on technology in teaching mathematics is not limited to mere instrumental training. Finally, the conclusions of the study indicated the need to propose a GeoGebra course aimed at teachers who teach mathematics in the initial years, with an educational product being developed to meet this need.
Palavras-chave: Formação docente
Letramento digital
TPACK
GeoGebra
Pesquisa - Formação
Teacher training
Digital literacy
TPACK
GeoGebra
Research - Training
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

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