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dc.creatorCOSTA, José do Socorro dos Santos da-
dc.date.accessioned2024-01-09T19:40:46Z-
dc.date.available2024-01-09T19:40:46Z-
dc.date.issued2023-07-01-
dc.identifier.citationCOSTA, José do Socorro dos Santos da. Etnomatemática nas relações entre ensino da matemática e vivências ribeirinhas no some de Abaetetuba – Pa. Orientador: Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros. 2023. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16167. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16167-
dc.description.abstractThis paper seeks to establish connections between the curricular contents of the students of the riverside schools of the region of the islands of Abaetetuba and the daily practices of these students, based on the principles of Ethnomathematics, following the teachings of D'Ambrósio (2018), Vergani (2007) and Bishop (1999). During 11 years of experience in the Modular Teaching Organization System - SOME, we identified many of the students' learning needs and even more their difficulties related to the lack of understanding of the applications of the contents studied in mathematics classes. In this sense, we raised the following question: How to motivate students to learn, in riverside school classes, by introducing traditional practices, as auxiliary themes to the understanding of mathematical concepts? As an alternative to overcome the situations we present, we developed didactic material for mathematics classes, based on thematic units of the BNCC of mathematics for elementary school II, seeking to promote dialogues between the experiences of students from riverside schools and the mathematical concepts of the school curriculum in the Modular Teaching System - SOME. The development of our study led us to conduct a research of applied purpose, regarding the implementation of didactic proposals, organized into an educational product for the teaching of mathematical disciplinary concepts in a class of elementary school II. We adopted a qualitative approach, as presented by Severino (2007, p. 119). In order to discuss the pedagogical practices of teaching mathematics in riverside schools, we make a case study of the SOME classes, held in the islands of Abaetetuba.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisa Gomes (heloisagomes@ufpa.br) on 2024-01-09T19:40:31Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EtnomatematicaRelacoesEnsino.pdf: 5371584 bytes, checksum: 5122d293962684e2e04294e90de269e8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectPráticas culturais ribeirinhaspt_BR
dc.subjectSistema de organização modular de ensino (SOME)pt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectRiverside cultural practicespt_BR
dc.subjectSystem of modular organization of teaching (SOME)pt_BR
dc.titleEtnomatemática nas relações entre ensino da matemática e vivências ribeirinhas no some de Abaetetuba – Papt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS, Osvaldo dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8886478452699437pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3887084977449521pt_BR
dc.description.resumoEste estudo busca estabelecer conexões entre os conteúdos curriculares dos alunos das escolas ribeirinhas da região das ilhas de Abaetetuba-PA e as práticas cotidianas desses estudantes do campo. A pesquisa teve como base os princípios da Etnomatemática, seguindo os preceitos de D’Ambrósio (2018), Vergani (2007) e Bishop (1999). Em decorrência da experiência de atuação no Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, por 11 anos, identificou-se uma série de necessidades de aprendizagem dos alunos e, mais ainda, suas dificuldades relacionadas à falta de compreensão das aplicações dos conteúdos estudados nas aulas de matemática. Nesse sentido, levantamos como questão: Como motivar os alunos à aprendizagem, nas turmas de escolas ribeirinhas, a partir da introdução de práticas tradicionais, como temas auxiliares à compreensão de conceitos matemáticos? Como alternativa à superação das situações que apresentamos elaboramos material didático voltado às aulas de matemática, com base em unidades temáticas da BNCC de Matemática do Ensino Fundamental II, buscando promover diálogos entre as vivências dos estudantes das escolas ribeirinhas e os conceitos matemáticos do currículo escolar no Sistema Modular de Ensino – SOME. O desenvolvimento do estudo conduziu à realização de uma pesquisa de finalidade aplicada, quanto à realização das propostas didáticas, as quais estão organizadas em um produto educacional para o ensino dos conceitos matemáticos disciplinares em uma turma do Ensino Fundamental II. Como percurso metodológico adotamos a abordagem qualitativa, conforme apresenta Severino (2007, p. 119). No sentido de discutirmos as práticas pedagógicas de ensino da matemática em escolas ribeirinhas, fazemos um estudo de caso de turmas do SOME das ilhas de Abaetetuba.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASpt_BR
dc.description.affiliationSECRETARIAEXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ-SEDUCpt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0009-0007-5763-6180pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-7185-4009pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

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