Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16294
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 4-Set-2023 |
Autor(es): | BARRETO, Missilene Silva |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos |
Título: | Letramento e autoria profissionais docentes: mobilizações de saberes e fazeres em contexto de formação continuada decolonial nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Citar como: | BARRETO, Missilene Silva. Letramento e autoria profissionais docentes: mobilizações de saberes e fazeres em contexto de formação continuada decolonial nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Orientadora: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2024. 331 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16294. Acesso em:. |
Resumo: | Esta Pesquisa, qualitativo-interpretativa, de tipo etnográfico e colaborativo, partiu da seguinte questão-problema: em que medida o Projeto Práticas Socioculturais, linguagens e processos de ensino e aprendizagem na formação docente (IEMCI/UFPA), doravante Práticas Socioculturais, contribui para o letramento e a autoria profissionais docentes e a implementação de práticas decolonias em sala de aula? Para respondermos ao questionamento, acompanhamos três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no período de setembro de 2020 a abril de 2022, em formação continuada, no Projeto de Pesquisa Práticas socioculturais (IEMCI/UFPA), bem como em seus contextos de atuação profissional. Objetivamos, de modo geral, refletir sobre a mobilização de saberes e fazeres docentes em formação continuada numa abordagem decolonial, a partir do Projeto de Pesquisa Práticas Socioculturais, (IEMCI/UFPA) e em contexto de atuação profissional. De modo específico, visamos: a) identificar os referenciais teórico-metodológicos de professoras atuantes nos anos iniciais quanto às ações de linguagem oralidade, leitura e escrita; b) descrever minicursos implementados no Projeto Práticas Socioculturais, como ampliação de formação continuada para o letramento e autoria profissionais e para uma prática decolonial; c) caracterizar as especificidades de letramento e de autoria profissionais docentes e de decolonialidade nas práticas docentes, após evento de formação continuada. A abordagem sociocultural e etnográfica dos Estudos de Letramento (STREET, 2014; KLEIMAN, 2005; FREIRE, 2013; 2017), a perspectiva dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2011 [1979]; VOLÓCHINOV, 2018 [1929]) e os Estudos Decoloniais (LANDER, 2005; QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005; WALSH, 2009; MOTA NETO, 2015) compõem o arcabouço teórico-metodológico desta investigação. Como critérios para a análise, balizamos os conceitos de letramento e autoria profissionais docentes e de decolonialidade, a partir das categorias: responsabilidade ética (BAKHTIN, 2011[1979]), concepções do saber (TARDIF, 2014) e decolonialidade do poder, do saber e do ser (QUIJANO, 2005; LANDER, 2005; MIGNOLO, 2005). Os resultados indicam que o letramento e a autoria profissionais docentes das professoras investigadas repercutem em: responsabilidade ética, consideração do outro, aula como ato político responsável, assunção da teoria e prática, consciência do inacabamento, atitude responsiva ativa, consciência do agir docente, refração da identidade cultural na aula, intersecção de saberes, avaliação e reformulação, estranhamento do fazer docente, consciência de mudança, reconfiguração da prática, agir docente inconsciente, compromisso ético. No que tange à decolonialidade, as docentes apresentam traços de assunção do saber cultural, promoção de coautoria discente, enfrentamento a imposições, ruptura com o modelo de professor transmissor e de aluno receptáculo, alternativas pedagógicas criativas, ruptura com o saber hegemônico, desmistificação do conhecimento, materialidade do conhecimento, prática pedagógica interdisciplinar, inovação da aula, singularidades dos saberes, consideração do discurso discente, consciência sobre o saber construído a partir de uma perspectiva regional, alteridade, promoção do engajamento discente. |
Abstract: | This qualitative-interpretive research, of ethnographic and collaborative type, started with the following problem-question: To what extent does the "Sociocultural Practices, Languages, and Teaching and Learning Processes in Teacher Training" project (IEMCI/UFPA), hereafter referred to as "Sociocultural Practices," contribute to teacher professional literacy and authorship, and the implementation of decolonial practices in the classroom? To answer this question, we followed three teachers from the early years of Elementary Education from September 2020 to April 2022, in continuous training, within the Research Project "Sociocultural Practices" (IEMCI/UFPA), as well as in their professional contexts. Our general aim was to reflect on the mobilization of teachers' knowledge and actions in continuous training using a decolonial approach, based on the "Sociocultural Practices" Research Project (IEMCI/UFPA) and within a professional context. Specifically, we aimed to: a) identify the theoretical-methodological references of teachers working in the early years concerning oral language actions, reading, and writing; b) describe short courses implemented in the "Sociocultural Practices" project, as an extension of continuous training for professional literacy and authorship and for a decolonial practice; c) characterize the specificities of teacher professional literacy, authorship, and decoloniality in teaching practices after continuous training events. The sociocultural and ethnographic approach of Literacy Studies (STREET, 2014; KLEIMAN, 2005; FREIRE, 2013; 2017), the dialogical perspective of language (BAKHTIN, 2011 [1979]; VOLÓCHINOV, 2018 [1929]), and Decolonial Studies (LANDER, 2005; QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005; WALSH, 2009; MOTA NETO, 2015) make up the theoretical-methodological framework of this investigation. As criteria for analysis, we guided the concepts of teacher professional literacy and authorship, and decoloniality, from the categories: ethical responsibility (BAKHTIN, 2011[1979]), conceptions of knowledge (TARDIF, 2014), and decoloniality of power, knowledge, and being (QUIJANO, 2005; LANDER, 2005; MIGNOLO, 2005). The results indicate that the professional literacy and authorship of the investigated teachers resonate in: ethical responsibility, consideration of others, class as a responsible political act, assumption of theory and practice, awareness of incompleteness, active responsive attitude, consciousness of teaching action, refraction of cultural identity in class, intersection of knowledge, evaluation and reformulation, estrangement of teaching action, awareness of change, reconfiguration of practice, unconscious teaching action, ethical commitment. Regarding decoloniality, teachers show traits of assuming cultural knowledge, promoting student co-authorship, confronting impositions, breaking away from the teacher-transmitter and student-receiver model, creative pedagogical alternatives, breaking away from hegemonic knowledge, demystifying knowledge, materiality of knowledge, interdisciplinary pedagogical practice, class innovation, uniqueness of knowledge, consideration of student discourse, awareness of knowledge built from a regional perspective, otherness, and promoting student engagement. |
Resumen: | Esta investigación, cualitativa-interpretativa, de tipo etnográfico y colaborativo, se originó a partir de la siguiente pregunta-problema: ¿En qué medida el Proyecto Prácticas Socioculturales, lenguajes y procesos de enseñanza y aprendizaje en la formación docente (IEMCI/UFPA), en adelante Prácticas Socioculturales, contribuye al alfabetismo y a la autoría profesionales docentes y la implementación de prácticas decoloniales en el aula? Para responder a esta pregunta, seguimos a tres profesoras de los primeros años de la Educación Primaria, desde septiembre de 2020 hasta abril de 2022, en formación continua, en el Proyecto de Investigación Prácticas Socioculturales (IEMCI/UFPA), así como en sus contextos profesionales. En general, buscamos reflexionar sobre la movilización de conocimientos y acciones docentes en formación continua con un enfoque decolonial, a partir del Proyecto de Investigación Prácticas Socioculturales (IEMCI/UFPA) y en el contexto profesional. Específicamente, nos propusimos: a) identificar los referentes teórico-metodológicos de las profesoras activas en los primeros años en relación con las acciones del lenguaje oral, lectura y escritura; b) describir los minicursos implementados en el Proyecto Prácticas Socioculturales, como una ampliación de la formación continua para el alfabetismo y la autoría profesionales y para una práctica decolonial; c) caracterizar las especificidades del alfabetismo y de la autoría profesionales docentes y de la decolonialidad en las prácticas docentes después de un evento de formación continua. El enfoque sociocultural y etnográfico de los Estudios de Alfabetización (STREET, 2014; KLEIMAN, 2005; FREIRE, 2013; 2017), la perspectiva dialógica del lenguaje (BAJTÍN, 2011 [1979]; VOLÓCHINOV, 2018 [1929]) y los Estudios Decoloniales (LANDER, 2005; QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005; WALSH, 2009; MOTA NETO, 2015) componen el marco teórico-metodológico de esta investigación. Como criterios para el análisis, establecimos los conceptos de alfabetismo y autoría profesionales docentes y de decolonialidad, a partir de las categorías: responsabilidad ética (BAJTÍN, 2011[1979]), concepciones del conocimiento (TARDIF, 2014) y decolonialidad del poder, del conocimiento y del ser (QUIJANO, 2005; LANDER, 2005; MIGNOLO, 2005). Los resultados indican que el alfabetismo y la autoría profesionales docentes de las profesoras investigadas se reflejan en: responsabilidad ética, consideración del otro, clase como acto político responsable, asunción de la teoría y práctica, conciencia del inacabamiento, actitud receptiva activa, conciencia del actuar docente, refracción de la identidad cultural en clase, intersección de conocimientos, evaluación y reformulación, extrañamiento del hacer docente, conciencia del cambio, reconfiguración de la práctica, actuar docente inconsciente, compromiso ético. En relación con la decolonialidad, las docentes muestran rasgos de asunción del conocimiento cultural, promoción de coautoría estudiantil, enfrentamiento a imposiciones, ruptura con el modelo de profesor transmisor y estudiante receptor, alternativas pedagógicas creativas, ruptura con el conocimiento hegemónico, desmitificación del conocimiento, materialidad del conocimiento, práctica pedagógica interdisciplinaria, innovación de clase, singularidades de los conocimientos, consideración del discurso estudiantil, conciencia sobre el conocimiento construido desde una perspectiva regional, alteridad, promoción del compromiso estudiantil. |
Palavras-chave: | Letramento profissional docente Autoria profissional docente. Formação continuada decolonial Teacher professional literacy Teacher professional authorship Decolonial continuous training |
Área de Concentração: | ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
Linha de Pesquisa: | ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_LetramentoAutoriaProfissionais.pdf | 4,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons