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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16340
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 20-Ago-2022 |
Autor(es): | CARMO, Adriana Teixeira do |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEMED/Ananindeua/PA - Secretaria Municipal de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | LIMA, Alcides Fernandes de |
Título: | Variação linguística e ensino de língua: dificuldades de uso da norma culta na fala e na escrita |
Citar como: | CARMO, Adriana Teixeira do. Variação linguística e ensino de língua: dificuldades de uso da norma culta na fala e na escrita. Orientador: Alcides Fernandes de Lima. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16340. Acesso em: . |
Resumo: | Este trabalho investigou as dificuldades de uso da norma culta, na fala e na escrita, por alunos de 8º e 9º anos oriundos de uma escola municipal da cidade de Ananindeua-PA, tendo como principal objeto de análise além, das questões gramaticais concordância, estruturação sintática, prosódia) e gráficas (ortografia, pontuação, estruturação gráfica do texto no papel), questões pragmático-discursivas que dizem respeito propriamente ao uso efetivo da norma culta (tais como adequação vocabular, registro, contexto, polidez, adequação ao gênero textual e ao tipo textual) de modo a contribuir com o aprimoramento da competência linguística e comunicativa dos estudantes do Ensino Fundamental. A escolha dessa temática se deveu ao fato de o problema de domínio da norma culta acarretar sérias dificuldades de aprendizagem para os alunos, haja vista que a falta de habilidade na produção oral e escrita nessa norma cria uma espécie de interdição discursiva, que provoca insegurança nas interações, dificulta a aprendizagem e compromete o desenvolvimento da autonomia intelectual desses alunos. Para a efetivação deste trabalho foram monitorados estudantes dos últimos anos do ensino fundamental II de uma escola municipal situada na área urbana de Ananindeua-PA, entre 2018 e 2019, período no qual foram coletados textos escritos (dos gêneros conto, comentário e relato pessoal) e orais (nos gêneros relato pessoal e debate). À luz da metodologia da sociolinguística educacional (cf. BORTONI-RICARDO, 2004, 2005, 2008, 2021; BAGNO 2003, 2010, 2012, 2017,2019), foram analisadas as variáveis sociais (i) ano escolar, (ii) sexo e (iii) grau de escolaridade dos pais, e as variáveis linguísticas (i) gênero textual (ii) modalidade (oral e escrita) e (iii) o contexto. Os dados indicam que os alunos dos referidos anos apresentaram dificuldades no uso da concordância em texto de maior monitoração estilística na modalidade escrita(comentário); quanto à oralidade, os estudantes demonstraram fazer uso da variedade de concordância marcada por traços graduais; os alunos apresentam dificuldades na segmentação de parágrafos e organização de períodos; foi observado que os conectores/sequenciadores empregados pelos alunos ajudaram na constituição dos gêneros o que indica que os estudantes têm uma memória relacionada às práticas sociais de linguagem, mas que há necessidade de trabalho mais insistente com relação à escrita; a insegurança linguística levou os estudantes a incorrerem na inadequação vocabular na escrita e na inadequação ao contexto e ao interlocutor nas manifestações orais. Ao final da pesquisa, de posse dos diagnósticos obtidos e aproveitando as experiências de outros trabalhos, como os de Lima e Nascimento (2017 e 2018) e Bortoni-Ricardo (2004), elaboramos um caderno de atividades, destinado aos alunos do fundamental, como uma proposta para o enfrentamento das dificuldades de domínio da norma culta (na fala e na escrita). |
Résumé: | Ce travail a examiné les difficultés d’utilisation de la norma culta ( ensemble des règles et normes linguistiques soutenues de la langue portugaise) à l’orale et à l’écrit, par des élèves de 8e et 9e série (du Brésil) provenant d’une école municipale de la ville d’Ananindeua-PA, ayant comme principal objet d’analyse, en plus des questions grammaticales (accords de genre et noms, régence verbale, structuration syntaxique, prosodie) et graphiques (orthographe, ponctuation, structuration graphique du texte sur papier), des questions pragmatico-discursives qui concernent précisement à l’usage effectif de la norma culta (comme adéquation vocabulaire, registre, contexte, politesse, adaptation au genre textuel et au type textuel) afin de contribuer à l’amélioration de la compétence linguistique et communicative des étudiants de l’enseignement fondamental. Le choix de cette thématique est dû au fait que le problème de maîtrise de la norma culta entraîne de sérieuses difficultés d’apprentissage pour les élèves, car le manque de compétence dans la production orale et écrite dans cette norme crée une sorte d’interdiction discursive, qui est source d’insécurité dans les interactions, entrave l’apprentissage et compromet le développement de l’autonomie intellectuelle de ces élèves. Pour la réalisation de ce travail on a surveillé les étudiants des dernières années de l’enseignement fondamental II d’une école municipale située dans la zone urbaine d’Ananindeua-PA, entre 2018 et 2019, période où les textes écrits dans les genres textuels (conte, commentaire et témoignage), ont été rassemblés, ainsi que dans les genres oraux (témoignage et débat). À la lumière de la méthodologie de la sociolinguistique éducative (cf. BORTONI-RICARDO, 2004, 2005, 2008, 2021; BAGNO 2003, 2010, 2012, 2017,2019), on a analysé: les variables sociales (i) l’année scolaire, (ii) le sexe et (iii) le degré de scolarité des parents, et les variables linguistiques (i) le genre textuel et (ii) la modalité (orale et écrite) et (iii) le contexte. Les données indiquent que les étudiants de ces années ont présenté des difficultés à utiliser la concordance dans le texte de la plus grande surveillance stylistique dans le mode écrit (commentaire); quant à l’oralité, les étudiants ont démontré faire usage de la variété de concordance marquée par des traits progressifs. Les élèves éprouvent des difficultés à segmenter les paragraphes et à organiser les périodes; On a observé que les connecteurs/séquenceurs employés par les élèves ont contribué à la constitution des genres, ce qui indique que les étudiants ont une mémoire liée aux pratiques sociales de la langue, mais qu'il faut un travail plus insistant par rapport à l'écriture ; L'insécurité linguistique a conduit les étudiants à encourir l'inadéquation du vocabulaire dans l'écriture et l'inadéquation au contexte et à l'interlocuteur dans les manifestations orales. À la fin de la recherche, en possession des diagnostics obtenus et en profitant des expériences d’autres travaux, tels que ceux de Lima et Nascimento (2017 et 2018) et Bortoni-Ricardo (2004), nous avons élaboré un cahier d’activités destiné aux élèves de base, comme une proposition pour faire face à la difficulté de la maîtrise de la norma culta (à l’orale et à l’écriture). |
Palavras-chave: | Variação e ensino Norma culta Oralidade e escrita Variation linguistique et enseignement Oralité et écriture |
Área de Concentração: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
Linha de Pesquisa: | TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC |
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