Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16387
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 15-Dec-2023 |
metadata.dc.creator: | OLIVEIRA, Richardy Leal |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Wesley Garcia Ribeiro |
Title: | Cangaço, saberes experienciais e ensino de História: uma cultura histórica e suas ressignificações no espaço escolar |
Citation: | OLVEIRA, Richardy Leal. Cangaço, saberes experienciais e ensino de História: uma cultura histórica e suas ressignificações no espaço escolar. Orientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva. 2024. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16387. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa sob uma metodologia quanto-qualitativa analisará o conteúdo do cangaço desde seus aspectos nos documentos normativa, passando pelos diversos saberes experienciais de docentes e discentes nas dimensões macro e micro do ensino de História utilizando-se da sala de aula como principal campo e instrumental de pesquisa; bem como analisará objetos culturais construídos por esse corpo em movimento de um conjunto de memórias coletivas em torno do tema e conteúdo do cangaço. O professor enquanto agente do processo de ensino e aprendizagem se apresenta também como parte integrante de um contexto social com vias de mão dupla, conduzindo e abrindo caminhos para que o aluno(a) construa reflexões e bases para um desenvolvimento cognitivo, crítico e social. Para tanto, ser professor(a) também é estar em condições de um constante aprendizado e amadurecimento, os saberes experienciais são parte importante desse contexto de aperfeiçoamento profissional e pessoal, são diversas tomadas de decisões, sejam elas macro ou micro, ao longo do cotidiano moldando com o tempo a lógica empreendida por este dentro de sala de aula e na condução do aluno(a) em suas respectivas empreitadas dentro de seu processo de aprendizagem. Todo esse contexto irá incidir diretamente nas escolhas e/ou mobilizações de conteúdos em sala de aula. O conteúdo do cangaço é um daqueles, dentre tantos outros, que altera sensivelmente a dinâmica de mobilização por parte de professores(as) e alunos(as) e, portanto, do contexto reflexivo de ensino e aprendizagem. São dinâmicas para além do evento em si ainda nos idos da primeira metade do século XX, hoje constituído num processo de ressignificação mnemônica construída sob diversos contextos, sedimentando-se através de vários elementos e espaços. Um movimento social transmutado em memória e utilizado pelo ensino de História como saber escolar capaz de instrumentalizar oportunidades para que alunos e alunas reflitam profundamente sobre diversos temas tangenciais. Esta pesquisa ainda cumpre sua função no âmbito de um programa de mestrado profissional, propondo um artefato didático pedagógico que assimila o conteúdo do cangaço em diferentes pontos monumentais fomentados por aprofundamentos e indicações de mobilização do mesmo, compartimentados em seis categorias. |
Abstract: | The teacher as an agent of the teaching and learning process also presents himself as an integral part of a social context with two-way streets, leading and opening paths for the student to build reflections and bases for cognitive, critical and social development. Therefore, being a teacher is also in conditions of constant learning and maturation, experiential knowledge is an important part of this context of professional and personal improvement, there are various decision-making processes, whether macro or micro, throughout everyday life. shaping over time the logic undertaken by the latter within the classroom and in guiding the student in their respective endeavors within education. This entire context will directly affect the choices and/or mobilization of content in the classroom. The content of the cangaço is one of those, among many others, that significantly changes the dynamics of mobilization on the part of teachers and students and therefore the reflective context of teaching and learning, are dynamics beyond the event itself in the gone from the first half of the 20th century, but today a process of mnemonic resignification built in different contexts, settling through various elements and spaces. A social movement transmuted into memory and used by the teaching of History as school knowledge capable of providing opportunities for male and female students to reflect deeply on various tangential topics. This research using a qualitative methodology will analyze the content of the cangaço from its aspects in the normative documents, through the different experiential knowledge of teachers and students in the macro and micro dimensions of history teaching, using the classroom as the main field of research. , as well as analyzing cultural objects constructed by this body in movement from a set of collective memories. Furthermore, fulfilling its role as research within the scope of a professional master's program, it proposes a didactic pedagogical artifact that assimilates the content of cangaço in different monumental points encouraged by deepening and indications of mobilization of the same, compartmentalized into six categories. |
Keywords: | Ensino de História Memória coletiva Cangaço Saberes experienciais History teaching Collective memory Experiential knowledges |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ENSINO DE HISTÓRIA |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Universitário de Ananindeua |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source: | Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br |
Appears in Collections: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CangacoSaberesExperiencias.pdf | 4,24 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License