Trilha de pesquisador e trilha de morador: análise comparativa para o monitoramento da fauna em duas unidades de conservação na Terra do Meio, Amazônia Oriental, Brasil

Imagem de Miniatura

Data

30-04-2021

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citar como

SANTOS, Paola Maria Feio. Trilha de pesquisador e trilha de morador: análise comparativa para o monitoramento da fauna em duas unidades de conservação na Terra do Meio, Amazônia, Brasil.Orientador: Juarez Carlos Brito Pezzuti. 2021. 44 f. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16407. Acesso em: .

DOI

AAmazônia conta com uma elevada diversidade de vertebrados de médio e grande porte, que são essenciais para a dinâmica florestal. Estes também são os mais caçados por populações humanas locais e, em decorrência disso, ocorrem alterações na composição, riqueza e abundância deste grupo de animais pelo território. Essa interação entre humanos-animais gera distúrbios para ambas as partes, reduzindo as chances de encontros diretos ou indiretos, acarretando prejuízos à caça de subsistência de comunidades locais. Devido a essa situação, discute-se a capacidade de persistência da vida selvagem em áreas de densidades humanas variadas, especialmente em áreas protegidas, sendo necessário estabelecer programas de monitoramento para compreender e lidar com as ameaças citadas anteriormente. Este trabalho procurou avaliar a viabilidade do uso de trilhas de moradores (TM) para o monitoramento de vertebrados, comparando com os resultados obtidos em transecções lineares destinadas ao monitoramento de mamíferos de médio em grande porte e aves cinegéticas, em trilhas de pesquisador do protocolo TEAM (TPt) e Trilhas de pesquisador do Protocolo Mínimo (TPm). Os resultados obtidos nas curvas de rarefação de espécies, riqueza e Análise de Escalonamento Multidimensional Não- Métrico (NMDS), indicaram que houve uma diferença significativa na composição de espécies obtidas em TM, TPt e TPm. Apesar da diferença significativa entre as áreas, os dados de riqueza e abundâcia em TPt foram mais estáveis entre todas as espécies registradas, além de demonstrarem uma similaridade com os dados de riqueza e abundância obtidos em TM. Portanto, é possível que as futuras ações de monitoramento possam ocorrer em trilhas de moradores presentes nas reservas extrativistas, o que permitiria uma ampliação de áreas monitoradas, a redução dos custos de implementação e manutenção de protocolos de monitoramento com uma maior participação das populações locais.

browse.metadata.ispartofseries

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará
Museu Paraense Emílio Goeldi

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA
MPEG

item.page.isbn

Fonte

biblicb.420@gmail.com

item.page.dc.location.country

Fonte URI