SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Simulação numérica de derramamento de óleo na foz do rio Amazonas

Imagem de Miniatura

Data

30-01-2023

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

PROPESP/UFPA - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Contido em

Citar como

DEMONER, Sarana Castro. Simulação numérica de derramamento de óleo na foz do rio Amazonas. Orientador: Marcelo Rassy Teixeira; Coorientador: Carlos Henrique Medeiros de Abreu. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16428. Acesso em:.

DOI

A dinâmica dos rios na Amazônia está predominantemente ligada a ameaças ou eventos naturais que podem ou não desencadear danos ambientais. Em março de 2013 ocorreu um deslizamento de uma extensa porção de solo para o interior do canal de Santana no Amapá, essa movimentação abrupta de massa levou consigo o Porto de Santana e suas respectivas instalações. As constatações da perícia identificaram um solo sensível que ainda não havia sido identificado anteriormente no Brasil. Em razão do comportamento insólito do material às margens do Porto de Santana, das novas características de solo identificadas e por se tratar de uma área portuária, a qual abriga diversos materiais de grande potencial poluidor, incluindo terminais de granéis líquidos, oleodutos, surge a necessidade de avaliar o comportamento de um possível derramamento de óleo através da modelagem hidrodinâmica. O software SisBaHiA® - Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental foi escolhido para ser utilizado na elaboração dos modelos pois possui interface amigável e já é bastante difundido em linhas de pesquisas correlacionadas. De posse dos modelos e cenários simulados identificou-se as proporções de um novo acidente de deslizamento envolvendo essas reservas de combustíveis, as áreas do canal de Santana que seriam diretamente afetadas pelo óleo e qual o tempo de resposta que as instituições responsáveis teriam para acionar ações de mediação e contenção de um acidente dessa proporção. Assim sendo, o estudo busca obter mecanismos de gestão pontuais e tomadas de decisões sobre um possível sinistro.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

BARRAGEM E MEIO AMBIENTE

Linha de pesquisa

PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL

CNPq

CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS::CONTROLE DE ENCHENTES E DE BARRAGENS

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí

Programa

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country