Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16460
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 18-Mar-2022 |
Autor(es): | Moraes, Isadora Magno |
Primeiro(a) Orientador(a): | Rodrigues, Isabel Cristina F. dos Santos |
Título: | Interdisciplinaridade e ensino de ciências na formação inicial de professores: integração de saberes no processo de ensino e aprendizagem |
Citar como: | Moraes, Isadora Magno. Interdisciplinaridade e ensino de ciências na formação inicial de professores: integração de saberes no processo de ensino e aprendizagem. Orientadora: Profa. Dra. Isabel Cristina F. dos Santos Rodrigues. 2022. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16460. Acesso em:. |
Resumo: | A presente pesquisa discute a Interdisciplinaridade e o Ensino de Ciências na formação inicial de professores dos Anos Iniciais, tendo em vista como objetivo geral: compreender em que termos atividades interdisciplinares sob o viés da linguagem e suas interfaces potencializam o Ensino e aprendizagem de Ciências nos Anos Iniciais e na formação docente. Para tanto, selecionamos os estudos norteadores pautados em Fazenda (2008) sobre a Interdisciplinaridade, Pombo (2006) que reconhece a necessidade de ultrapassar as fronteiras disciplinares e Japiassu (1994) que se opõe ao estudo compartimentalizado. Além disso, os estudos desenvolvidos por Bakhtin, (2006) sobre o caráter dialógico da linguagem, defendendo essa perspectiva abordando trabalhos com os gêneros discursivos, assim nos favorecendo trabalhar com a diversidade de textos de tradição oral, das literaturas africana, indígena e clássica na problematização dos trabalhos com os conhecimentos científicos e as práticas de linguagens. A metodologia se baseou na pesquisa participativa (MARCONI; LAKATOS, 2003), envolvendo a pesquisadora e três alunos do curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará, campus de Belém, em processo de conclusão do curso. A pesquisa ocorreu por meio das seguintes etapas: encontros de autoformação da subequipe de Ciências/Inclusão; produção de minicursos mais voltados para o ensino de Ciência e análise das atividades propostas via formulários digitais, gravações em áudios e vídeo. Os resultados evidenciam que ainda são poucos os que compreendem que poderemos tratar de práticas de linguagens a partir de um gênero discursivo enquanto instrumento articulado a uma situação do contexto da comunidade e o quanto é importante estabelecermos relações com o meio social, cultural, econômico para além do cenário (pós) pandêmico e que nossa região há possibilidades de trabalho com a tradição oral, pois ela é um potente nascedouro das narrativas diversas que se permitem aos diálogos mais globais com outras narrativas. Junto a isso, tivemos com um dos resultados desta pesquisa a elaboração de um produto educacional, partindo das inquietações pontuadas pelos participantes. |
Abstract: | The present research discusses Interdisciplinarity and Science Teaching in the initial training of teachers of the Initial Years, having in view the general objective: to understand in what terms Interdisciplinary activities under the bias of language and its interfaces enhance the Teaching and learning of Science in the Years Initials and teacher training. To this end, we selected the guiding studies based on Fazenda (2008) on Interdisciplinarity, Pombo (2006) who recognizes the need to go beyond disciplinary boundaries and Japiassu (1994) who opposes the compartmentalized study. In addition, the studies developed by (Bakhtin, 2006) on the dialogical character of language, defending this perspective by approaching works with discursive genres, thus favoring us to work with the diversity of texts of oral tradition, of African, indigenous and classical literature in problematization of works with scientific knowledge and language practices. The methodology was based on the participatory research Marconi and Lakatos (2003), involving a researcher and three students, from the Integrated Licentiate course, all of them in the process of completing the course, with stages of self-training meetings of the Science/Inclusion sub-team.; production of mini-courses more focused on Science Teaching and analysis of proposed activities via digital forms, audio and video recordings. The results show that there are still few who understand that we can deal with language practices from a discursive genre as an instrument articulated to a situation of the community context and how important it is to establish relationships with the social, cultural, economic environment beyond the scenario (post) pandemic and that our region has possibilities of working with the oral tradition, as it is a potent birthplace of diverse narratives that allow for more global dialogues with other narratives. Along with this, we had as one of the results of this research the elaboration of an educational product, starting from the concerns punctuated by the participants. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Interdisciplinaridade Formação de professores Planejamento interdisciplinar Produto educacional Science teaching Interdisciplinarity Teacher training Interdisciplinary planning Educational product |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_InterdisciplinaridadeEnsinoCiencias.pdf | 474,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons