A qualidade dos treinamentos na percepção do técnico administrativo em educação e a relação com a satisfação e a qualidade de vida no trabalho

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024-01-24

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

ALVES, Sabrina Bianca da Silva. A qualidade dos treinamentos na percepção do técnico administrativo em educação e a relação com a satisfação e a qualidade de vida no trabalho. Orientador: Harley dos Santos Martins. 2024. 30 f. Dissertação ( Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16488. Acesso em:.

DOI

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade dos serviços de treinamento e capacitação ofertados por uma instituição pública por meio da comparação entre expectativa e experiência do cliente servidor técnico administrativo em educação e sua relação com a satisfação no ambiente de trabalho e a qualidade de vida no trabalho. Para verificar a eficácia do programa de treinamento do Instituto Federal do Pará – Campus Avançado Vigia, local desta pesquisa, foi utilizado o modelo SERVQUAL, um questionário composto por 22 questões que englobam 5 dimensões de qualidade, as quais foram selecionadas a partir de levantamentos bibliográficos, apontadas como relevantes para este estudo. O modelo SERVQUAL se mostrou eficaz para avaliar a qualidade do serviço e para identificar lacunas que precisam ser abordadas para melhorar o desempenho da organização. Para identificar o nível de satisfação dos servidores com o trabalho, foi aplicado o questionário QWLQ-bref, o qual avalia quatro domínios da qualidade de vida no trabalho (QVT). Esse é composto por 20 questões, o que torna a pesquisa mais célere. Os resultados revelaram uma correlação positiva entre as dimensões de qualidade do serviço de treinamento e os domínios da QVT, corroborando os estudos realizados e apontados nesta pesquisa. Também foram confirmadas as lacunas existentes entre expectativa e resultado relacionados à qualidade do serviço de treinamento. Como sugestão para pesquisas futuras, sugere-se aplicar os questionários em outras unidades da esfera pública federal, com o objetivo de promover a generalização e redução dos vieses.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

ALVES, Sabrina Bianca da Silva. A qualidade dos treinamentos na percepção do técnico administrativo em educação e a relação com a satisfação e a qualidade de vida no trabalho. Orientador: Harley dos Santos Martins. 2024. 30 f. Dissertação ( Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16488. Acesso em:.