A promoção da educação ambiental a partir da problemática dos resíduos sólidos: uma abordagem lúdica.

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01-01-2023

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RAMOS, Ana Caroline David. A promoção da educação ambiental a partir da problemática dos resíduos sólidos: uma abordagem lúdica. Orientador: Cleber Silva e Silva. 2023. xi, 61 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional Para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Belém, 2023. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16516. Acesso em:.

DOI

Diante do complexo contexto ambiental que vivenciamos hoje, este estudo se propõe a evidenciar a problemática dos resíduos sólidos no âmbito escolar, tendo em vista que as instituições de ensino básico se configuram como um espaço da coletividade, de desenvolvimento cognitivo e social, responsável pela formação de seus educandos, sendo o ambiente propício à disseminação da conscientização pela preservação do meio ambiente. Posto isto, a presente pesquisa busca promover a educação ambiental por meio da construção de material didático pedagógico lúdico, partindo da problemática dos resíduos sólidos urbanos. O público alvo serão educandos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rotary, localizada no bairro da Condor, periferia de Belém-Pa. Almeja-se, com a metodologia aplicada, instigar o interesse dos educandos pela questão, construir uma gincana que possa abordar de forma lúdica e produtiva o tema e, por fim elaborar um produto educacional (roteiro de gincana) que possa disseminar a proposta para outras Instituições.

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Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

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UFPA

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