Monitoramento da qualidade da água de consumo humano em Belém-PA/: uso de dashboards visando aprimorar a gestão municipal

Imagem de Miniatura

Data

27-06-2024

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

NASCIMENTO JÚNIOR, Lourival Maurício. Monitoramento da qualidade da água de consumo humano em Belém-PA/: uso de dashboards visando aprimorar a gestão municipal. Orientador: André Luiz da Silva Salgado Coelho. 2024. 91f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16546. Acesso em:.

DOI

O presente estudo tem como objetivo realizar o monitoramento da água de consumo humano do Município de Belém/PA por meio de dashboards, que são painéis visuais onde informações relevantes são condensadas e apresentadas de modo a facilitar a análise dos dados. A ideia do trabalho é desenvolver ferramenta estratégica de acompanhamento da qualidade da água de consumo humano para o Município de Belém/PA que seja dinâmica e interativa, considerando os dados do Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água (SISAGUA). A metodologia empregada, consistiu em 3 etapas distintas. Na etapa 1, foram extraídos do sistema SISAGUA dados de monitoramento, referentes às variáveis cloro livre residual, turbidez, coliformes totais e Escherichia Coli, cadastradas entre os anos 2018 e 2023. Na etapa 2, com os dados extraídos no formato de planilhas Excel, determinou-se o índice físico-químico (IFQ) para turbidez e cloro residual livre, com o objetivo de avaliar se a água atende aos valores máximos permitidos. Para as variáveis Coliformes Totais e Escherichia Coli, cujos resultados laboratoriais são presença ou ausência, calculou-se o índice bacteriológico (IB) para avaliar se a água atende ao padrão bacteriológico de potabilidade. Na etapa 3, foram elaborados dashboards para auxiliar no monitoramento da água de consumo humano, utilizando o programa Microsoft Excel, através do qual é possível observar e efetuar comparações com os critérios de potabilidade vigentes. Para o sistema de abastecimento de água (SAA), foram extraídas 3.518 amostras, e para as soluções alternativas coletivas (SAC), foram extraídas 785 amostras. A denominação dessas formas de abastecimento como SAA ou SAC é atribuição da Vigilância Ambiental ao inserir os dados no SISAGUA, conforme os critérios estabelecidos na portaria de potabilidade. Os resultados na saída da estação mostraram que o IFQ para o cloro residual livre variou de 34,02% a 66,67%, enquanto na rede de distribuição variou de 18,40% a 35,60%, ambos abaixo do IFQ ideal de 100%. Os resultados na saída da estação mostraram que o IFQ para a turbidez variou de 82,86% a 100%, enquanto na rede de distribuição variou de 92,96% a 95,06%. Os resultados na saída da estação mostraram que o IB para Escherichia coli variou de 86,05% a 96,67%, enquantona rede de distribuição variou de 86,10% a 90,54%, valores abaixo do IB ideal de 100%.Verificou-se inconformidades preocupantes em relação ao cloro livre residual e aEscherichia coli, uma vez que esses são indicadores importantes da qualidade sanitária da água. Isto demonstra a vantagem do uso de dashboard em comparação com relatórios tradicionais. A utilização desta ferramenta pela Vigilância Sanitária e Ambiental do Município de Belém/PA pode contribuir positivamente como instrumento de suporte à gestão municipal, facilitando a tomada de decisão e o monitoramento da água de consumo humano.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br