Tecnologias de propulsão elétrica aquaviária: projeto conceitual de embarcação híbrida com foco em atendimento as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG)

Imagem de Miniatura

Data

14-09-2023

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

LIMA, FERNANDA COSTA DE. Tecnologias de propulsão elétrica aquaviária: projeto conceitual de embarcação híbrida com foco em atendimento as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), Orientador: Wellington da Silva Fonseca. 2023. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16648 . Acesso em:.

DOI

A pesquisa sobre o sistema de mobilidade elétrica naval contribuí significativamente para a transição energética hidroviária. Dados estes mostrados, a partir dessa pesquisa que investiga as tecnologias de propulsão elétrica como uma solução para a mobilidade hidroviária sustentável. A proposta envolve a modificação do sistema de propulsão convencional a combustão para um sistema elétrico, equipado com módulos fotovoltaicos para torná-lo mais eficiente. O propósito do barco é fazer viagens curtas, transportando turistas ao longo da costa do Rio Guajará, localizado na região da Amazônia Oriental de Belém/Pará. A partir da descrição do Projeto conceitual, analisou as previsões e os impactos dos barcos elétricos na indústria marítima, considerando especificamente a dependência de Elementos de Terras Raras para produção da alta tecnologia naval elétrica. A proposta de eletrificação ilustra as principais tecnologias do setor marítimo, que inclui: banco de baterias de íons de lítio, motores elétricos e módulos fotovoltaicos. A metodologia foi composta por meio de visitas técnicas usando um questionário semiestruturado para obter informações sobre o modal e levantamento da irradiação local. A partir do dimensionamento do sistema, mostrou os benefícios da propulsão elétrica em termos de eficiência energética, viabilidade econômica e redução de emissões de GEE do projeto. Mediante o contexto, o sistema apresentou resultados satisfatórios, mas com vários limitações e desafios a superar, incluindo a energia sistema de armazenamento, ou seja, a necessidade de mais energia aumenta a bateria consumo, criando um ciclo de aumento contínuo de peso, demanda energética e alto custo. Por fim, propõem as recomendações apresentadas para a implementação efetiva do projeto no futuro. Para o direcionamento dos equipamentos em depreciação do sistema propulsivo elétrico, em torno da recuperação dos Elementos de Terras Raras com foco a necessidade em abastecer a cadeia de suprimento e visando um planejamento futuro. No entanto, um dos grandes desafios, estão em torno da viabilidade metodológica e preservar as propriedades magnéticas, para assim retornar a cadeia produtiva. É importante ressaltar que, a análise ESG é fundamental para identificar riscos potenciais ambientais e sociais associados às críticas minerais aplicadas em VEs marítimos. Além disso, permite o desenvolvimento de estratégias de mitigação, incentiva a inovação em processos produtivos sustentáveis e promove a adoção de melhores práticas na indústria. A consideração desses aspectos contribui para a construção de uma cadeia de suprimentos responsável e justa. Embora existam desafios de viabilidade econômica e estratégias das stakeholders, na qual a recuperação desses materiais poderia ser uma fonte de abastecimento significativa por um determinado período para acelerar o processo de transição energética justa.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br