Tecnologias de propulsão elétrica aquaviária: projeto conceitual de embarcação híbrida com foco em atendimento as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG)

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2023-09-14

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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LIMA, FERNANDA COSTA DE. Tecnologias de propulsão elétrica aquaviária: projeto conceitual de embarcação híbrida com foco em atendimento as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), Orientador: Wellington da Silva Fonseca. 2023. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16648 . Acesso em:.

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A pesquisa sobre o sistema de mobilidade elétrica naval contribuí significativamente para a transição energética hidroviária. Dados estes mostrados, a partir dessa pesquisa que investiga as tecnologias de propulsão elétrica como uma solução para a mobilidade hidroviária sustentável. A proposta envolve a modificação do sistema de propulsão convencional a combustão para um sistema elétrico, equipado com módulos fotovoltaicos para torná-lo mais eficiente. O propósito do barco é fazer viagens curtas, transportando turistas ao longo da costa do Rio Guajará, localizado na região da Amazônia Oriental de Belém/Pará. A partir da descrição do Projeto conceitual, analisou as previsões e os impactos dos barcos elétricos na indústria marítima, considerando especificamente a dependência de Elementos de Terras Raras para produção da alta tecnologia naval elétrica. A proposta de eletrificação ilustra as principais tecnologias do setor marítimo, que inclui: banco de baterias de íons de lítio, motores elétricos e módulos fotovoltaicos. A metodologia foi composta por meio de visitas técnicas usando um questionário semiestruturado para obter informações sobre o modal e levantamento da irradiação local. A partir do dimensionamento do sistema, mostrou os benefícios da propulsão elétrica em termos de eficiência energética, viabilidade econômica e redução de emissões de GEE do projeto. Mediante o contexto, o sistema apresentou resultados satisfatórios, mas com vários limitações e desafios a superar, incluindo a energia sistema de armazenamento, ou seja, a necessidade de mais energia aumenta a bateria consumo, criando um ciclo de aumento contínuo de peso, demanda energética e alto custo. Por fim, propõem as recomendações apresentadas para a implementação efetiva do projeto no futuro. Para o direcionamento dos equipamentos em depreciação do sistema propulsivo elétrico, em torno da recuperação dos Elementos de Terras Raras com foco a necessidade em abastecer a cadeia de suprimento e visando um planejamento futuro. No entanto, um dos grandes desafios, estão em torno da viabilidade metodológica e preservar as propriedades magnéticas, para assim retornar a cadeia produtiva. É importante ressaltar que, a análise ESG é fundamental para identificar riscos potenciais ambientais e sociais associados às críticas minerais aplicadas em VEs marítimos. Além disso, permite o desenvolvimento de estratégias de mitigação, incentiva a inovação em processos produtivos sustentáveis e promove a adoção de melhores práticas na indústria. A consideração desses aspectos contribui para a construção de uma cadeia de suprimentos responsável e justa. Embora existam desafios de viabilidade econômica e estratégias das stakeholders, na qual a recuperação desses materiais poderia ser uma fonte de abastecimento significativa por um determinado período para acelerar o processo de transição energética justa.

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LIMA, FERNANDA COSTA DE. Tecnologias de propulsão elétrica aquaviária: projeto conceitual de embarcação híbrida com foco em atendimento as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), Orientador: Wellington da Silva Fonseca. 2023. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16648 . Acesso em:.