SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos

Imagem de Miniatura

Data

19-08-2024

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

SILVA, Renato Miranda da. História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos. Orientador: José do Espírito Santo Dias Júnior. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16687. Acesso em:.

DOI

A escolha do tema desta pesquisa é fruto de minha experiência como docente na educação básica e do incômodo de tratar os conteúdos sempre de forma automática, preso a metodologias tradicionais e que, muitas vezes, acarretam o desinteresse do aluno pela disciplina História. Este trabalho tem, por objetivo, debater a aplicação da metodologia de Exercícios Empáticos Descritivos e seus resultados dentro da zona rural de Tailândia, na Vila Palmares, com as turmas de 8º ano do ensino fundamental II, destacando de que forma esta atividade pode ajudar na reformulação dos conceitos trazidos pelos alunos e como estes discentes podem compreender a História através do seu cotidiano. Foram utilizadas, como ferramentas de análise, cartas escritas pelos alunos. Utilizou-se os conceitos de narrativa histórica e empatia história com a orientação dada pelo professor. Temos, como base teórica para a escrita deste trabalho, os autores Cristòfol-Trepat (1995), Virgínia Cuesta (2015) e Peter Lee (2003) para o debate de conceitos de narrativa histórica e empatia histórica.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

ENSINO DE HISTÓRIA

Linha de pesquisa

SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Campus Universitário de Ananindeua

Programa

Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História

item.page.isbn

Fonte

Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br

item.page.dc.location.country

Fonte URI