Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16838
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 4-Jun-2022 |
Autor(es): | VALE, Jamil Michel Miranda do |
Primeiro(a) Orientador(a): | LIMA, Vera Lúcia de Azevedo |
Primeiro(a) coorientador(a): | SANTANA, Mary Elizabeth de |
Título: | Cartilha “Aprendendo melhor a cuidar de si” para o autocuidado do cuidador de adoecidos pelo câncer |
Título(s) alternativo(s): | Primer “Learning better to take care of yourself” for the self-care of the caregiver of cancer patients Folleto “Aprender a cuidarse mejor” para el autocuidado del cuidador de pacientes con cáncer |
Citar como: | VALE, Jamil Michel Miranda do. Cartilha “Aprendendo melhor a cuidar de si” para o autocuidado do cuidador de adoecidos pelo câncer. Orientadora: Vera Lúcia de Azevedo Lima; Coorientadora: Mary Elizabeth de Santana. 2021. 146 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16838. Acesso em:. |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi aplicar a Cartilha “Aprendendo melhor a cuidar de si” aos familiares cuidadores de adoecidos pelo câncer em cuidados paliativos oncológicos, bem como investigar a sobrecarga familiares cuidadores e analisar a correlação entre a Cartilha “Aprendendo melhor a cuidar de si” com a sobrecarga destes familiares cuidadores. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, realizado na Clínica de Cuidados Paliativos Oncológicos do Hospital Ophir Loyola, com 147 cuidadores familiares, segundo semestre de 2020. Para a coleta utilizou-se dois instrumentos: (a). Formulario de caracterização dos cuidadores e apreciação da cartilha; (b). Questionário da Escala de Sobrecarga de Zarit – Burden Interview. Os dados coletados foram tabulados, interpretados, processados e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial em planilhas do software Microsoft Excel® 2019, a fim de consolidar as informações referentes aos dados levantados. O banco de dados construído foi organizado e analisado no software Statistical Package for the Social Sciences versão 24.0 em ambiente Windows 10, com os resultados apresentados em tabelas e discutidos com baseado na literatura cientifica. Como resultados obtiveram-se nos dados sociodemograficos que os cuidadores são filhos (67 – 45,6%), sexo feminino (86 – 58,5%), residindo fora de Belém ou região metropolitana (85, 57.8%), possuem o Ensino Médio Completo (63 – 42,9%), são casados (74 – 50,3%), em sua maioria são do lar (57 – 38,8%) e autônomos (45 – 30,6%), Católico (71 – 48,3%) e não possuem renda (81 – 55,1%). A idade média dos cuidadores é 40 anos. Ser cuidador foi uma decisão da familia (65 – 44,2%), exercendo o cuidado em tempo integral (89 – 60,5%), dentro de um período de 1 a 5 anos (69 – 46,94%), e dividem o cuidado com alguém (89 – 60,5%) geralmente o irmão(a) (58 – 39,5%). A tecnologia educativa, a Cartilha ‘Aprendendo melhor a cuidar se si’, obteve 91% de aceitabilidade. Em relação a sobrecarga geral dos cuidadores, a maioria apresentou sobrecarga Moderada a Severa (104 – 70,7%) e não houve provas suficientes para concluir que alguma das variáveis sexo, faixa etária, problemas de saúde ou tempo de cuidado tenham alguma relação estatisticamente relevante com escore de Zarit (p > 0,05). Como conclusão Cartilha ‘Aprendendo melhor a cuidar se si’, obteve 91% de aceitabilidade por parte dos familiares cuidadores, os quais apresentaram sobrecarga Moderada a Severa; Por meio das análises, demonstrou-se que a aceitação da cartilha possui correlação fraca e inversa com a sobrecarga, isto é, quanto maior a aceitação da cartilha, menor será a sobrecarga apresentada pelo cuidador familiar (hipótese alternativa – H1) e a sobrecarga não sofreu influência estatisticamente significativa das variáveis sexo, faixa etária, problemas de saúde ou tempo de cuidado, neste público especifico (hipótese nula – H0). Dos escores obtidos na pergunta “possui problema de saúde”, dor na costa e uso de bebida alcoólica não apresentaram diferenças estatisticamente significativas. Embora os demais problemas e hábitos que se apresentaram estatisticamente significativos. A Cartilha, enquanto tecnologia educacional, fortalece e subsidia a prática assistencial de enfermagem legitimando a continuidade do caminhar voltado para as novas perspectivas futuras de cuidado. |
Abstract: | The objective of this study was to apply the booklet “Learning better to take care of yourself” to family caregivers of people sick with cancer in palliative oncology care, as well as to investigate the burden on family caregivers and to analyze the correlation between the booklet “Learning better to take care of themselves” with the burden of these family caregivers. This is a descriptive study with a quantitative approach, carried out at the Ophir Loyola Hospital Palliative Care Clinic, with 147 family caregivers, in the second half of 2020. For the collection, two instruments were used: (a). Form for the characterization of caregivers and appreciation of the booklet; (B). Zarit Overhead Scale Questionnaire - Burden Interview. The collected data were tabulated, interpreted, processed and analyzed using descriptive and inferential statistics in Microsoft Excel® 2019 spreadsheets, in order to consolidate the information related to the data collected. The built database was organized and analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences software version 24.0 in Windows 10 environment, with the results presented in tables and discussed based on the scientific literature. As a result it was obtained in the sociodemographic data that the caregivers are children (67 – 45,6%), female (86 – 58,5%), living outside Belém or metropolitan region (85, 57.8%), have completed High School (63 – 42,9%), are married (74 – 50,3%), mostly housewives (57 – 38,8%) and self-employed (45 – 30,6%), Catholic (71 – 48,3%) and have no income (81 – 55,1%). The average age of caregivers is 40 years old. Being a caregiver was a family decision (65 – 44,2%), exercising full-time care (89 – 60,5%), within a period of 1 to 5 years (69 – 46,94%), and sharing care with someone (89 – 60,5%) usually the brother (58 – 39,5%). The educational technology, the booklet 'Learning better to take care of yourself', achieved 91% acceptability. Regarding the general burden of caregivers, the majority presented Moderate to Severe burden (104 – 70,7%) and there was insufficient evidence to conclude that any of the variable’s gender, age group, health problems or length of care have any statistically relevant relationship with Zarit score (p > 0,05). As a conclusion, the booklet 'Learning better to take care of yourself', obtained 91% acceptability from family caregivers, who presented moderate to severe overload; Through the analyses, it was demonstrated that the acceptance of the booklet has a weak and inverse correlation with the burden, that is, the greater the acceptance of the booklet, the lower the burden presented by the family caregiver (alternative hypothesis - H1) and the burden will not be underwent statistically significant influence of the variables gender, age group, health problems or length of care, in this specific public (null hypothesis - H0). From the scores obtained in the question “do you have a health problem”, pain on the coast and use of alcoholic beverages did not show statistically significant differences. Although the other problems and habits were statistically significant. The Booklet, as an educational technology, strengthens and subsidizes the nursing care practice, legitimizing the continuity of the walk directed towards the new future care perspectives. |
Resumen: | El objetivo de este estudio fue aplicar el cebador “Aprender mejor a cuidarse” a los cuidadores familiares de personas enfermas de cáncer en cuidados oncológicos paliativos, así como investigar la carga sobre los cuidadores familiares y analizar la correlación entre la cebador “Aprender mejor a cuidarse" con la carga de estos cuidadores familiares. Se trata de un estudio descriptivo con abordaje cuantitativo, realizado en la Clínica de Cuidados Paliativos del Hospital Ophir Loyola, con 147 cuidadores familiares, en el segundo semestre de 2020. Para la recolección se utilizaron dos instrumentos: (a). Formulario para la caracterización de los cuidadores y valoración del folleto; (B). Cuestionario de escala general de Zarit - Entrevista de carga. Los datos recolectados fueron tabulados, interpretados, procesados y analizados mediante estadística descriptiva e inferencial en hojas de cálculo de Microsoft Excel® 2019, con el fin de consolidar la información relacionada con los datos recolectados. La base de datos construida fue organizada y analizada utilizando el paquete estadístico para el software de Ciencias Sociales versión 24.0 en un entorno Windows 10, con los resultados presentados en tablas y discutidos con base en la literatura científica. Como resultado se obtuvo en los datos sociodemográficos que los cuidadores son los niños (67 – 45,6%), mujeres (86 – 58,5%), que viven fuera de Belém o región metropolitana (85, 57,8%), han completado la secundaria (63 – 42,9%), están casados (74 – 50,3%), en su mayoría amas de casa (57 – 38,8%) y autónomos (45 – 30,6%), católicos (71 – 48,3%) y no tienen ingresos (81 – 55,1%). La edad promedio de los cuidadores es de 40 años. Ser cuidador fue una decisión familiar (65 – 44,2%), ejercer el cuidado a tiempo completo (89 – 60,5%), en un plazo de 1 a 5 años (69 – 46,94%), y compartir el cuidado con alguien (89 – 60,5%) %) generalmente el hermano (58 – 39,5%). La tecnología educativa, el folleto 'Aprender a cuidarse mejor', logró un 91% de aceptabilidad. En cuanto a la sobrecarga general de los cuidadores, la mayoría presentó sobrecarga moderada a severa (104 – 70,7%) y no hubo evidencia suficiente para concluir que alguna de las variables sexo, grupo de edad, problemas de salud o tiempo de cuidado tenga alguna relación estadísticamente relevante con Puntuación Zarit (p > 0,05). Como conclusión, el folleto 'Aprender mejor a cuidarse', obtuvo un 91% de aceptabilidad por parte de los cuidadores familiares, quienes presentaron sobrecarga moderada a severa; A través de los análisis se demostró que la aceptación del cuadernillo tiene una correlación débil e inversa con la sobrecarga, es decir, a mayor aceptación del cuadernillo, menor es la sobrecarga que presenta el cuidador familiar (hipótesis alternativa - H1) y la carga no sufrió influencia estadísticamente significativa de las variables sexo, grupo de edad, problemas de salud o tiempo de atención, en este público específico (hipótesis nula - H0). De las puntuaciones obtenidas en la pregunta “tienes algún problema de salud”, el dolor en la costa y el consumo de bebidas alcohólicas no mostraron diferencias estadísticamente significativas. Aunque los demás problemas y hábitos fueron estadísticamente significativos. El Cuadernillo, como tecnología educativa, fortalece y subsidia la práctica del cuidado de enfermería, legitimando la continuidad de la caminata dirigida hacia las nuevas perspectivas futuras del cuidado. |
Palavras-chave: | Sobrecarga Cuidadores Cuidados Paliativos Autocuidado Tecnologia Educacional Enfermagem Oncológica Burden Caregivers Palliative Care Self-Care Educational Technology Oncology Nursing |
Área de Concentração: | ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
Linha de Pesquisa: | POLÍTICAS DE SAÚDE E O CUIDADO DE ENFERMAGEM AMAZÔNICO |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Enfermagem (Mestrado) - PPGENF/ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CartilhaAprendendoMelhor.pdf | 7,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons