Reflexões acerca do desenvolvimento territorial da rmb: o caso da agrovila calúcia e o plano de desenvolvimento rural e sustentável de Castanhal.

Imagem de Miniatura

Data

14-08-2024

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

ALMEIDA, Márcia Cristina Ever de. Reflexões acerca do desenvolvimento territorial da rmb: o caso da agrovila calúcia e o plano de desenvolvimento rural e sustentável de Castanhal. Orientador: Aquiles Vasconcelos Simões .2024. 131 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia) - Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: . Acesso em:.

DOI

A concepção clássica de planejamento territorial dos municípios, em geral, costuma dar maior ênfase para as zonas urbanas e dedicar menor atenção ao desenvolvimento das zonas rurais. Porém, considerando uma visão holística e integral do planejamento territorial estabelecida no Estatuto da Cidade, o município deve ser compreendido de forma a promover a qualidade de vida da população de todo seu território (incluindo as áreas rurais). Assim, a pesquisa em tela, busca analisar como um instrumento legislativo de planejamento territorial permite (ou não) a participação dos atores locais, conseguindo refletir na mitigação de problemáticas locais e garantia do desenvolvimento local, através da investigação da visão dos atores locais quanto as conexões na criação e implementação do Plano de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Castanhal, considerando especialmente a realidade dos moradores da Agrovila Calúcia, por ser uma localidade situada em uma área periurbana desse município. Além disso, considerando que a cidade lócus da pesquisa faz parte da Região Metropolitana de Belém (RMB), a investigação da pesquisa também perpassa pelos desafios da governança metropolitana da RMB, com ênfase no município de Castanhal. Por fim, em termos metodológicos, a pesquisa é exploratória, de caráter analítico descritivo, de natureza qualitativa e amparada no método de investigação do estudo de caso.

browse.metadata.ispartofseries

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: biblio-icsa@ufpa.br