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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 10-sep-2024
Autor(es): SILVA, Romyel Dyllan Cecim de Oliveira
metadata.dc.description.affiliation: SES - Sistema de Ensino Evolução
Primer Orientador: CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos
Título : Nos trilhos do esquecimento: uma relação entre a Estrada de Ferro, memória e o ensino de História em Bragança-Pará
Citación : SILVA, Romyel Dyllan Cecim de Oliveira. Nos trilhos do esquecimento: uma relação entre a Estrada de Ferro, memória e o ensino de História em Bragança-Pará. Orientador: Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16918. Acesso em:.
Resumen: Este trabalho sobre ensino de história busca compreender de que forma a Estrada de Ferro Bragança-Belém (1884 - 1964), elemento fundamental para a economia e para a sociedade do nordeste do Estado do Pará, durante todo o período que esteve em vigência, hoje é pouco estudada e pouco lembrada nas salas de aula do ensino básico (aqui trataremos do ensino médio). A falta de protagonismo nas aulas de história se constitui como um dos pontos a serem debatidos no presente artigo, assim como os motivos a que levaram a este esquecimento, ou mesmo ao desmemoriamento referente a este elemento típico do processo civilizatório em meio à Amazônia brasileira. Tal esquecimento é problematizado a partir do ensino de história em sala de aula, contando com o embasamento teórico de diversos historiadores que abordam a memória e seus processos. Apresentamos, também, propostas metodológicas que podem, até certo ponto, suprir as demandas levantadas pelo esquecimento desse importante fato histórico do nordeste paraense.
Resumen : This study on history teaching seeks to understand how the Bragança-Belém Railway (1884 to 1964), a fundamental element for the economy and society of northeastern Pará State throughout its period of operation, is now scarcely studied and remembered in basic education classrooms (with a focus on high school education). This lack of prominence in history lessons is one of the issues addressed in this article, as well as the reasons behind this forgetfulness or even the erasure of memory regarding this distinctive element of the civilizing process within the Brazilian Amazon. This oblivion is problematized through the lens of history teaching in the classroom, supported by the theoretical framework of various historians who address memory and its processes. Furthermore, we present methodological proposals that can, to some extent, address the demands raised by the neglect of this important historical fact from northeastern Pará.
Palabras clave : Ensino de História
Memória
Educação Básica
Método Dialético
Estrada de Ferro
Bragança (PA)
History teaching
Memory
Basic Education
Dialectical Method
Railway
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DE HISTÓRIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece en las colecciones: Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

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