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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16946
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 10-Jul-2024 |
Autor(es): | PINHO, Vivian Ferreira. |
Primeiro(a) Orientador(a): | FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de |
Título: | Educação musical e o ensino de violino para crianças autistas: Uma vivência com o método de Edgar Willems. |
Citar como: | PINHO, Vivian Ferreira. Educação musical e o ensino de violino para crianças autistas: Uma vivência com o método de Edgar Willems. Orientador: Áureo Déo De freitas Júnior. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16946. Acesso em:. |
Resumo: | No âmbito legislativo, está em vigor a Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em seu artigo 3º estabelece que são direitos da mesma o acesso à educação e ao ensino profissionalizante. Nessa perspectiva, o professor precisa estar preparado para assumir os desafios da docência para esse público. Este estudo visa contribuir com essa questão ao abordar estratégias metodológicas para a educação musical e ensino do violino para crianças autistas, inspiradas na proposta pedagógico-musical de Edgar Willems e consequentemente fornece diretrizes para o docente que pretende se especializar no campo da educação musical para turmas inclusivas com crianças autistas. Tem-se como objetivo geral desta pesquisa investigar quais as contribuições do método de Edgar Willems para o processo de musicalização e ensino do violino em turmas inclusivas com crianças autistas. Este objetivo se desdobra especificamente em dois, que são: propor atividades musicais, por intermédio da revisão da literatura, baseadas no método de Willems; e verificar o aprendizado musical dos alunos autistas alcançado por meio de uma escala avaliativa. Para tanto, uma revisão de literatura foi realizada, em artigos, dissertações, teses e livros nos idiomas português e espanhol, disponíveis em plataformas on-line, para identificar o que a literatura trata sobre a educação musical, na perspectiva da educação inclusiva direcionada a pessoas com TEA, envolvendo temáticas como a legislação inclusiva, educação musical inclusiva, autismo, relações entre a educação musical e a psicomotricidade na perspectiva inclusiva, educação musical e ensino de violino e a educação musical para Edgar Willems. Esta é uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e tem caráter exploratório. Os participantes desta pesquisa são oriundos do Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA), em atividade na Universidade Federal do Pará (UFPA), como técnica de coleta foi realizada a observação participante e estruturada uma escala avaliativa baseada nos pilares da proposta pedagógico musical de Edgar Willems, são eles: a canção, o ritmo, o movimento sonoro (altura do som) e a audição. Ocorreram 11 aulas e 3 avaliações, as aulas foram planejadas previamente e baseadas nos pilares do método revelados na revisão de literatura. Os resultados do aprendizado das crianças autistas coletados nas avaliações foram expressos em gráficos e foi realizada a descrição mediante à pesquisa participante dos avanços musicais e quanto ao comportamento de todos os participantes. O estudo revelou que a turma como um todo, tanto os alunos autistas quanto os típicos, evoluiu. As crianças autistas demonstraram desenvoltura e entendimento das práticas musicais, experimentaram os elementos musicais e com autonomia transferiram esse conhecimento para o estudo do violino. |
Abstract: | In the legislative sphere, Law No. 12,764, of December 27, 2012, is in force, which establishes the National Policy for the Protection of the Rights of Persons with Autism Spectrum Disorder (ASD) and in its article 3 establishes that access to education and vocational training are its rights. From this perspective, teachers need to be prepared to take on the challenges of teaching to this audience. This study aims to contribute to this issue by addressing methodological strategies for music education and violin teaching to autistic children, inspired by the pedagogical-musical proposal of Edgar Willems and consequently provides guidelines for teachers who intend to specialize in the field of music education for inclusive classes with autistic children. The general objective of this research is to investigate the contributions of the Edgar Willems method to the process of musicalization and teaching of the violin in inclusive classes with autistic children. This objective unfolds specifically in two, which are: to propose musical activities, through literature review, based on the Willems method; and to verify the musical learning of autistic students achieved through an evaluation scale. To this end, a literature review was carried out in articles, dissertations, theses and books in Portuguese and Spanish, available on online platforms, to identify what the literature deals with music education, from the perspective of inclusive education directed to people with ASD, involving themes such as inclusive legislation, inclusive music education, autism, relations between music education and psychomotricity in the inclusive perspective, music education and violin teaching and music education for Edgar Willems. This is action research, with a qualitative approach and has an exploratory character. The participants of this research come from the Research Group on Developmental Disorders and Learning Disabilities (GP-TDDA), in activity at the Federal University of Pará (UFPA), as a collection technique the participant observation was carried out and an evaluative scale was structured based on the pillars of the pedagogical musical proposal of Edgar Willems, they are: the song, the rhythm, the sound movement (pitch of the sound) and the hearing. There were 11 classes and 3 evaluations, the classes were previously planned and based on the pillars of the method revealed in the literature review. The learning results of the autistic children collected in the evaluations were expressed in graphs and the description was carried out through the participatory research of the musical advances and the behavior of all the participants. The study revealed that the class, both autistic and typical students, evolved. The autistic children demonstrated resourcefulness and understanding of musical practices, experimented with musical elements and autonomously transferred this knowledge to the study of the violin. |
Palavras-chave: | Educação Musical - Violino Autismo em crianças Método Edgar Willems Educação inclusiva |
Área de Concentração: | ARTES |
Linha de Pesquisa: | HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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