Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16982
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 9-Aug-2024
metadata.dc.creator: ROCHA, Danilo José Assunção da
metadata.dc.contributor.advisor1: BRITO, Márcia Mariana Bittencourt
Title: ESCRITA DE TEXTOS TEATRAIS : Material didático em Ambiente Online sob uma perspectiva BIPOC
Citation: ROCHA, Danilo José. ESCRITA DE TEXTOS TEATRAIS: Material didático em Ambiente Online sob uma perspectiva BIPOC. Orientadora: Márcia Mariana Bittencourt Brito. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16982. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo central desenvolver material didático para um curso online que introduz a escrita de textos teatrais para indivíduos BIPOC - acrônimo em inglês que se refere a pessoas negras, indígenas e de cor. Ao compreendermos a linguagem como um produto social e histórico, um veículo para representações ideológicas em que a materialização se manifesta através do discurso (FIORIN, 1990), esta dissertação aborda o estudo da Dramaturgia e se propõe a investigar o tema como parte do fenômeno do teatro dramático (MAGALDI, 1994) e suas possibilidades frente à veiculação de discursos. Fundamentada nas interseções entre Arte, Educação e Tecnologias Digitais, a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) de metodologia híbrida combina pesquisa bibliográfica sobre teatro como gênero textual, educação online (KENSKI, 2012), e esign (KENSKI, 2012; PAWAN, 2012) para criar o material didático-dramatúrgico em espaço digital (ØSTERN, 2021). A elaboração desse material, com elementos-chave e estratégias de ensino para introduzir a escrita de dramaturgia teatral em ambiente de aprendizagem aberto, busca promover o acesso ao conhecimento mencionado e democratizar a criação artística, além de contribuir com perspectivas relacionadas ao uso de ferramentas tecnológicas na escrita.
Abstract: The present work aims to develop educational material for an online course that introduces the writing of drama texts for BIPOC individuals - acronym in English referring to Black, Indigenous, and People of Color. By understanding language as a social and historical product, a vehicle for ideological representations in which materialization manifests through discourse (FIORIN, 1990), this dissertation addresses the study of ramaturgy and proposes to investigate the theme as part of the phenomenon of dramatic theater (MAGALDI, 1994) and its possibilities in conveying discourses. Grounded in the intersections between Art, Education, and Digital Technologies, the hybrid methodology action research (THIOLLENT, 2011) combines bibliographic research on drama as a textual genre, online education (KENSKI, 2012), and design (KENSKI, 2012; PAWAN, 2012) to create the didactic-dramaturgical material in digital space (ØSTERN, 2021). The development of this material, with key elements and teaching strategies to introduce the writing of theatrical dramaturgy in an open learning environment, seeks to promote access to the mentioned knowledge and democratize artistic creation, as well as contribute to perspectives related to the use of technological tools in writing.
Keywords: Teatro - Dramaturgia
Material Didático
Ensino via Web
Tecnologias educacionais
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ARTES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EscritaTextosTeatrais.pdf4,75 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons