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Educação em ciências na escola: em busca de caminhos para a sustentabilidade

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05-07-2024

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Editora(s)

Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

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MARQUES, César Augusto Trindade. Educação em ciências na escola: em busca de caminhos para a sustentabilidade. Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: . Acesso em:.

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A educação ambiental está relacionada ao processo formativo dos indivíduos, pois provoca reflexões e criticidade frente às questões socioambientais, buscando desenvolver novos significados pessoais e coletivos para a sustentabilidade sócio-ambiental. Esta é uma pesquisa narrativa que tem a finalidade de analisar experiências vividas por estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, ao desenvolver atividades que visam à educação para a sustentabilidade e contribuir para estimular um olhar crítico voltado às questões socioambientais, tendo em vista a construção de valores e práticas de um comportamento socioambiental adequado, por meio de atividades que contribuam para a formação de discurso argumentativo frente a questões socioambientais presentes no contexto em que vivem os estudantes. Mediante a assunção de uma disciplina denominada SUSTENTABILIDADE, em uma escola da rede privada, no município de Canaã dos Carajás, com uma turma de estudantes da 1º Ano do Ensino Médio, decidi investigar sobre o processo de ensino e aprendizagem, que apresento e discuto, narrativamente. As atividades realizadas, que constituíram os textos de campo, foram por mim denominadas de eventos pedagógicos, assim intitulados: júri simulado: as razões para o uso (ou não) de agrotóxicos; oficina: a ciência por trás da reciclagem dos papéis; e varal de notícias: as dimensões da sustentabilidade no município de Canaã dos Carajás. Assumo a pesquisa narrativa, por analisar as experiências vividas pelos estudantes durante a realização do estudo. Para análise de dados, lanço mão da Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio dela desenvolvo as etapas de unitarização, categorização e, por fim, elaboração dos metatextos, que me auxiliaram na resolução da pergunta de pesquisa: em que termos a realização de atividades que visem à percepção crítica reflexiva podem promover em estudantes do ensino básico manifestações de sensibilização para a sustentabilidade? Por meio dos dados construídos, a partir dos eventos pedagógicos desenvolvidos, os resultados revelam o entendimento dos estudantes sobre sustentabilidade, como: no júri simulado, o qual houve a maior elaboração do discurso argumentativo, devido aos debates desenvolvidos; na reciclagem dos papéis, apresentando uma dinâmica de construção e ação por parte dos alunos e extensa relação com o ensino de ciências; e no varal de notícias, dispondo de experiências e percepções da sustentabilidade como algo global. Além de corroborar e direcionar a investigação dos discentes sobre a educação ambiental e sustentabilidade. Ressalto que os resultados serão divulgados à população e à comunidade escolar, por meio da elaboração do produto educacional, na forma da mídia digital e-book, intitulado: Propostas de atividades sobre Sustentabilidade no ensino de Ciências, o qual é composto por seis propostas de atividades para o ensino e aprendizagem de temas acerca da educação ambiental e o ensino de Ciências com o propósito de produzir novos significados para a sustentabilidade.

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MARQUES, César Augusto Trindade. Educação em ciências na escola: em busca de caminhos para a sustentabilidade. Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: . Acesso em:.