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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 5-jul-2024
Autor(es): MARQUES, César Augusto Trindade
metadata.dc.description.affiliation: UFPA
Primer Orientador: GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
Título : Educação em ciências na escola: em busca de caminhos para a sustentabilidade
Citación : MARQUES, César Augusto Trindade. Educação em ciências na escola: em busca de caminhos para a sustentabilidade. Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: . Acesso em:.
Resumen: A educação ambiental está relacionada ao processo formativo dos indivíduos, pois provoca reflexões e criticidade frente às questões socioambientais, buscando desenvolver novos significados pessoais e coletivos para a sustentabilidade sócio-ambiental. Esta é uma pesquisa narrativa que tem a finalidade de analisar experiências vividas por estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, ao desenvolver atividades que visam à educação para a sustentabilidade e contribuir para estimular um olhar crítico voltado às questões socioambientais, tendo em vista a construção de valores e práticas de um comportamento socioambiental adequado, por meio de atividades que contribuam para a formação de discurso argumentativo frente a questões socioambientais presentes no contexto em que vivem os estudantes. Mediante a assunção de uma disciplina denominada SUSTENTABILIDADE, em uma escola da rede privada, no município de Canaã dos Carajás, com uma turma de estudantes da 1º Ano do Ensino Médio, decidi investigar sobre o processo de ensino e aprendizagem, que apresento e discuto, narrativamente. As atividades realizadas, que constituíram os textos de campo, foram por mim denominadas de eventos pedagógicos, assim intitulados: júri simulado: as razões para o uso (ou não) de agrotóxicos; oficina: a ciência por trás da reciclagem dos papéis; e varal de notícias: as dimensões da sustentabilidade no município de Canaã dos Carajás. Assumo a pesquisa narrativa, por analisar as experiências vividas pelos estudantes durante a realização do estudo. Para análise de dados, lanço mão da Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio dela desenvolvo as etapas de unitarização, categorização e, por fim, elaboração dos metatextos, que me auxiliaram na resolução da pergunta de pesquisa: em que termos a realização de atividades que visem à percepção crítica reflexiva podem promover em estudantes do ensino básico manifestações de sensibilização para a sustentabilidade? Por meio dos dados construídos, a partir dos eventos pedagógicos desenvolvidos, os resultados revelam o entendimento dos estudantes sobre sustentabilidade, como: no júri simulado, o qual houve a maior elaboração do discurso argumentativo, devido aos debates desenvolvidos; na reciclagem dos papéis, apresentando uma dinâmica de construção e ação por parte dos alunos e extensa relação com o ensino de ciências; e no varal de notícias, dispondo de experiências e percepções da sustentabilidade como algo global. Além de corroborar e direcionar a investigação dos discentes sobre a educação ambiental e sustentabilidade. Ressalto que os resultados serão divulgados à população e à comunidade escolar, por meio da elaboração do produto educacional, na forma da mídia digital e-book, intitulado: Propostas de atividades sobre Sustentabilidade no ensino de Ciências, o qual é composto por seis propostas de atividades para o ensino e aprendizagem de temas acerca da educação ambiental e o ensino de Ciências com o propósito de produzir novos significados para a sustentabilidade.
Resumen : Environmental education is related to the training process of individuals, as it provokes reflections and criticism regarding socio-environmental issues, seeking to develop new personal and collective meanings for socio-environmental sustainability. This is a narrative research that aims to analyze experiences lived by students in the first year of high school, when developing activities aimed at education for sustainability and contributing to stimulating a critical look at socio-environmental issues, with a view to building values and practices of appropriate socio-environmental behavior, through activities that contribute to the formation of argumentative discourse regarding socio-environmental issues present in the context in which students live. By taking on a subject called SUSTAINABILITY, in a private school, in the municipality of Canaã dos Carajás, with a class of 1st year high school students, I decided to investigate the teaching and learning process, which I present and discuss, narratively. The activities carried out, which constituted the field texts, were called pedagogical events by me, entitled: mock jury: the reasons for the use (or not) of pesticides; workshop: the science behind paper recycling; and news clothesline: the dimensions of sustainability in the municipality of Canaã dos Carajás. I undertake narrative research, as it analyzes the experiences lived by students during the study. For data analysis, I use Discursive Textual Analysis (DTA). Through it, I developed the stages of unitarization, categorization and, finally, elaboration of metatexts, which helped me in resolving the research question: in what terms can carrying out activities aimed at critical reflective perception promote manifestations in elementary school students? raising awareness about sustainability? Through the data constructed, based on the pedagogical events developed, the results reveal the students' understanding of sustainability, such as: in the simulated jury, which saw the greatest elaboration of the argumentative speech, due to the debates developed; in the recycling of papers, presenting a dynamic of construction and action on the part of students and an extensive relationship with science teaching; and on the news line, offering experiences and perceptions of sustainability as something global. In addition to corroborating and directing students' investigation into environmental education and sustainability. I emphasize that the results will be disseminated to the population and the school community, through the preparation of the educational product, in the form of digital media e-book, entitled: Proposals for activities on Sustainability in Science teaching, which is composed of six proposals for activities for teaching and learning topics about environmental education and science teaching with the purpose of producing new meanings for sustainability.
Palabras clave : Educação amboiental
Sustentabilidade
Ciências-Estudo e ensino
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

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