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Educação financeira na perspectiva do letramento matemático: uma proposta de formação continuada para professores do 2º ciclo do ensino fundamental.

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08-01-2024

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Editora(s)

Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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PARAENSE, Cleomara Batista. Educação financeira na perspectiva do Letramento Matemático: uma proposta de formação continuada para professores do 2º ciclo do Ensino Fundamental. Orientador:. Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo. 2024.168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17088. Acesso em:.

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O presente estudo tem como finalidade analisar práticas de Letramento Matemático em Educação Financeira Escolar no Ensino Fundamental. O estudo assumiu como uma investigação de natureza qualitativa, e adotou como modalidade a pesquisa participante, vista como a mais adequada para este estudo, uma vez que o contexto da pesquisa foi à proposição de um curso de Educação Financeira para professores, a partir de práticas de Letramento Matemático, resultando na construção do material produto educacional sobre essa temática, colaborando com a prática docente. O curso de formação de professores foi desenvolvido em quatro momentos: apresentação, fundamentos básicos do curso, práticas de ensino e aprendizagem, e resultados. As práticas de Letramento Matemático em Educação Financeira foram expostas por meio de atividades que abordaram conteúdos matemáticos e não matemáticos, o que indica uma abordagem transversal e integrada do ensino da Educação Financeira com as outras áreas do conhecimento. É válido ressaltar que as atividades sugeridas buscaram promover reflexões e discussões, no sentido de orientar e propor práticas pedagógicas explorando situações concretas vivenciadas pelos participantes, que promove o pensar crítico reflexivo no contexto da Educação Financeira. A construção dos resultados se deu a partir dos questionários inicial e final, diário de campo, com a finalidade de registrar e analisar a percepção dos professores sobre seus conhecimentos com relação à temática, as experiências adquiridas no curso de formação, além dos saberes docentes mobilizados com a formação de professores, a partir do conhecimento específico de conteúdo, conhecimento pedagógico e conhecimento de currículo, das atividades da pesquisa realizadas durante o curso direcionado aos quatorzes participantes da pesquisa, da rede pública e particular da Educação Básica, no município de Belém – PA. Com isso, defende-se a partir dos resultados do presente estudo, a importância de abordar a temática da Educação Financeira na perspectiva do Letramento Matemático nos curso de formação de professores na Educação Básica e, consequentemente, as atividades que abordam a temática, de modo que possam transformar e gerar reflexões sobre a prática docente para o ensino desse tema na Educação Básica.

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PARAENSE, Cleomara Batista. Educação financeira na perspectiva do Letramento Matemático: uma proposta de formação continuada para professores do 2º ciclo do Ensino Fundamental. Orientador:. Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo. 2024.168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17088. Acesso em:.