Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17088
Tipo: Dissertação
Data do documento: 8-Jan-2024
Autor(es): PARAENSE, Cleomara Batista
Primeiro(a) Orientador(a): MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Título: Educação financeira na perspectiva do letramento matemático: uma proposta de formação continuada para professores do 2º ciclo do ensino fundamental.
Citar como: PARAENSE, Cleomara Batista. Educação financeira na perspectiva do Letramento Matemático: uma proposta de formação continuada para professores do 2º ciclo do Ensino Fundamental. Orientador:. Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo. 2024.168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17088. Acesso em:.
Resumo: O presente estudo tem como finalidade analisar práticas de Letramento Matemático em Educação Financeira Escolar no Ensino Fundamental. O estudo assumiu como uma investigação de natureza qualitativa, e adotou como modalidade a pesquisa participante, vista como a mais adequada para este estudo, uma vez que o contexto da pesquisa foi à proposição de um curso de Educação Financeira para professores, a partir de práticas de Letramento Matemático, resultando na construção do material produto educacional sobre essa temática, colaborando com a prática docente. O curso de formação de professores foi desenvolvido em quatro momentos: apresentação, fundamentos básicos do curso, práticas de ensino e aprendizagem, e resultados. As práticas de Letramento Matemático em Educação Financeira foram expostas por meio de atividades que abordaram conteúdos matemáticos e não matemáticos, o que indica uma abordagem transversal e integrada do ensino da Educação Financeira com as outras áreas do conhecimento. É válido ressaltar que as atividades sugeridas buscaram promover reflexões e discussões, no sentido de orientar e propor práticas pedagógicas explorando situações concretas vivenciadas pelos participantes, que promove o pensar crítico reflexivo no contexto da Educação Financeira. A construção dos resultados se deu a partir dos questionários inicial e final, diário de campo, com a finalidade de registrar e analisar a percepção dos professores sobre seus conhecimentos com relação à temática, as experiências adquiridas no curso de formação, além dos saberes docentes mobilizados com a formação de professores, a partir do conhecimento específico de conteúdo, conhecimento pedagógico e conhecimento de currículo, das atividades da pesquisa realizadas durante o curso direcionado aos quatorzes participantes da pesquisa, da rede pública e particular da Educação Básica, no município de Belém – PA. Com isso, defende-se a partir dos resultados do presente estudo, a importância de abordar a temática da Educação Financeira na perspectiva do Letramento Matemático nos curso de formação de professores na Educação Básica e, consequentemente, as atividades que abordam a temática, de modo que possam transformar e gerar reflexões sobre a prática docente para o ensino desse tema na Educação Básica.
Abstract: The purpose of this study is to analyze Mathematical Literacy practices in School Financial Education in Elementary Education. The study was qualitative in nature, and adopted participant research as its modality, seen as the most appropriate for this study, since the context of the research was to propose a Financial Education course for teachers, based on Literacy practices. Mathematician, resulting in the construction of educational product material on this topic, collaborating with teaching practice. The teacher training course was developed in four moments: presentation, basic foundations of the course, teaching and learning practices, and results. Mathematical Literacy practices in Financial Education were exposed through activities that addressed mathematical and non-mathematical content, which indicates a transversal and integrated approach to teaching Financial Education with other areas of knowledge. It is worth highlighting that the suggested activities sought to promote reflections and discussions, in order to guide and propose pedagogical practices exploring concrete situations experienced by the participants, which promotes reflective critical thinking in the context of Financial Education. The construction of the results was based on the initial and final questionnaires, field diary, with the purpose of recording and analyzing the teachers' perception of their knowledge regarding the subject, the experiences acquired in the training course, in addition to the teaching knowledge mobilized with teacher training, based on specific content knowledge, pedagogical knowledge and curriculum knowledge, from the research activities carried out during the course aimed at the fourteen research participants, from the public and private Basic Education network, in the municipality of Belém – PA. Based on the results of this study, the importance of addressing the theme of Financial Education from the perspective of Mathematical Literacy in teacher training courses in Basic Education and, consequently, the activities that address the theme, so that they can transform and generate reflections on teaching practice for teaching this theme in Basic Education, is defended.
Palavras-chave: Letramento matemático
Formação de professores
Educação financeira
Matemática
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_EducacaoFinanceiraPerspectiva.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_CursoEducacaoFinanceira.pdf7,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons