Memórias, etnoconhecimentro: diálogos com estudantes sujeitos da EJAI rural em Cipoal e Vila Modelo, São Francisco do Pará/Pa

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2024-09-09

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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TABAYARA, Tiago José da Silva. Memórias, etnoconhecimentro: diálogos com estudantes sujeitos da EJAI rural em Cipoal e Vila Modelo, São Francisco do Pará/Pa. Orientador: Marcos César da Rocha Seruffo; Coorientadora: Eula Regina Lima Nascimento. 2024. 164 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17175. Acesso em:.

DOI

O estudo investiga a interação entre a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e o etnoconhecimento nas localidades do campo Cipoal e Modelo, no município de São Francisco do Pará. Fundamentada nas teorias de Paulo Freire (2018) sobre educação emancipatória e dialogada, o estudo analisa as memórias coletivas e as narrativas orais de estudantes que retornaram à escola após longos períodos sem oportunidade educacional, revelando as complexas relações entre saberes tradicionais e conhecimentos escolares. A pesquisa, conduzida por meio de entrevistas narrativas com 8 (oito) sujeitos da EJAI, selecionados após um levantamento inicial com 20 (vinte) participantes, utiliza a técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (2009), para extrair e categorizar as unidades de sentido a partir das unidades de contexto. A análise teórica é apoiada nos estudos de Fernandes e Ramos (2020) e Fernandes e Fernandes (2018); Santos e Rocha (2022), que tratam dos estudos antrópicos, fornecem uma visão sobre as interações humanas e suas transformações no ambiente, com uma abordagem interdisciplinar na Amazônia, reforçando a importância de integrar saberes ambientais e culturais na educação. As categorias analíticas foram formuladas baseando-se nos objetivos da pesquisa e no roteiro de perguntas, enquanto as subcategorias emergiram a partir dos discursos dos participantes. Os resultados indicam que a EJAI, quando contextualizada cultural e historicamente, atua como um meio de transformação social, integrando o etnoconhecimento acumulado ao longo de gerações ao currículo educacional. A análise das narrativas revela que a memória coletiva e os saberes tradicionais são essenciais para fortalecer a identidade coletiva e individual dos estudantes, assim como para promover um currículo que valorize as especificidades culturais e os saberes ancestrais, conforme discutido por Bosi (1994). O estudo também aponta para a necessidade de um maior reconhecimento institucional das memórias e dos saberes tradicionais no contexto da EJAI, destacando a importância de políticas públicas inclusivas, como o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, que é fundamental para enfrentar o analfabetismo no Brasil, conforme evidenciado por Haddad e Di Pierro (2000). Nesse sentido, as contribuições de Salomão Hage (2021) são essenciais para a análise dos movimentos sociais e políticas públicas voltadas à EJA/EJAI, ressaltando a importância da mobilização social no fortalecimento dessas políticas educacionais. Além disso, Nascimento (2022) caracteriza o sujeito da EJAI como participante de um processo formativo de caráter cidadão, político, pedagógico e emancipador. Neste processo de (re)construção constante, busca-se a expressividade e a visibilidade das memórias e etnoconhecimentos destes homens e mulheres amazônidas, reforçando a importância de seu papel na sociedade. Por fim, a dissertação garante a integração dos saberes locais ao currículo da EJAI e destaca a relevância da memória coletiva na construção da identidade comunitária. A pesquisa conclui que a educação deve caminhar na direção de um diálogo mais profundo entre conhecimento formal e tradicional, reconhecendo e valorizando a diversidade cultural dos estudantes. O avanço para uma sociedade mais justa e equitativa depende da implementação de práticas pedagógicas que respeitem e integrem as especificidades culturais e históricas dos estudantes sujeitos da EJAI, visando uma educação mais inclusiva, crítica e emancipatória.

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TABAYARA, Tiago José da Silva. Memórias, etnoconhecimentro: diálogos com estudantes sujeitos da EJAI rural em Cipoal e Vila Modelo, São Francisco do Pará/Pa. Orientador: Marcos César da Rocha Seruffo; Coorientadora: Eula Regina Lima Nascimento. 2024. 164 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17175. Acesso em:.