Data science aplicado a dados abertos do Governo Federal: estudos de caso sobre a economia dos municípios brasileiros.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-03-13

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

SANTOS, Sandio Maciel dos. Data science aplicado a dados abertos do Governo Federal: estudos de caso sobre a economia dos municípios brasileiros. Orientador: Marcelino Silva da Silva. 2020. 71 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17216 . Acesso em:.

DOI

O processo de análise de dados nos últimos anos obteve bastante destaque no cenário brasileiro a partir da concessão da Lei 12.527/2011, a qual garante o acesso à informação pública, permitindo uma melhor transparência dos gastos públicos pela sociedade. Aliado à isso, inúmeras discussões surgiram em torno da utilização dos microdados governamentais brasileiros, entre elas destacamos as discussões sobre a reforma da previdência social e as análises voltados a saúde fiscal dos municípios brasileiros através de abordagens previdenciárias. Assim, este trabalho foca na utilização da Data Science, especificamente no processo de KDD para analisar microdados dos municípios brasileiros. Assim, neste trabalho são feitas duas abordagens diferentes nos a primeira realiza uma análise estatística descritiva e sem inferências, para compreender a saúde fiscal dos municípios brasileiros entre 2010 a 2017, por meio das transferências do RGPS. A segunda abordagem de análise fiscal via o modelo STVAR através das seguintes variáveis: despesa, receita e PIB do município de São Paulo. Os resultados da análise I apontam que municípios que possuem populações superior 100 habitantes não exibem défice mediante a diferença entre arrecadações municipais e transferências do RGPS. Na análise II os resultados encontrados mostram que ciclo econômico analisado ao sofrer choque exógeno (ou, impulso externo) pode gera alteração nos estados de recessão e expansão como duração média de 12 meses.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SANTOS, Sandio Maciel dos. Data science aplicado a dados abertos do Governo Federal: estudos de caso sobre a economia dos municípios brasileiros. Orientador: Marcelino Silva da Silva. 2020. 71 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17216 . Acesso em:.