Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17244
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 29-feb-2024
Autor(es): LIMA, Matheus Gomes de
Primer Orientador: FARIAS, William Gaia
Título : A política faroleira na costa Norte-Atlântica do Brasil: sinalização, segurança e vigilância a partir dos faróis de Salinas e Bragança - Pará (1852-1890)
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citación : LIMA, Matheus Gomes de. A política faroleira na costa Norte-Atlântica do Brasil: sinalização, segurança e vigilância a partir dos faróis de Salinas e Bragança - Pará (1852-1890). Orientador: William Gaia Farias. 2024. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17244. Acesso em:.
Resumen: Este projeto visa compreender a política faroleira na Costa Norte-Atlântica brasileira, a partir da criação do antigo Farol das Salinas – PA e da barca-farol de Bragança, analisando a atuação dos faróis e, em sentido amplo, da Marinha de Guerra durante as décadas de 1850 a 1880. O período é demarcado por questões que afetaram diretamente a navegação e a sociedade brasileira, como a Lei Eusébio de Queirós de 1850 e a abertura do Rio Amazonas para embarcações estrangeiras em 1866. A pesquisa buscará responder questões levantadas a respeito da vigilância na Costa Norte-Atlântica, no Grão-Pará, onde a força naval exerceu um papel fundamental contra o tráfico de africanos e entradas estrangeiras desautorizadas, além de garantir a segurança da navegação. Com isso, o papel dos faróis no Império foi de extrema relevância por representar os olhos vigilantes da Marinha de Guerra ao litoral atlântico e cumprimento das medidas assumidas pelo Império em relação à pressão antiescravista internacional da Inglaterra. Além da questão do tráfico, trabalharei a abertura de rios da Amazônia às embarcações de nações amigas, dimensionando a política faroleira e os sujeitos que dependiam da sinalização e das águas para sobreviver. Para entendermos como essa engrenagem funcionava, identificarei quem eram os sujeitos envolvidos com faróis, sinalização e vigilância da costa paraense até o final da década de 1880, quando a escravidão fora abolida e os impactos da navegação a vapor já atingiam grande expressão no movimento de navios mercantes e militares na região. A pesquisa em questão será sustentada em duas linhas historiográficas, são respectivamente: tráfico e escravidão no Brasil no século XIX, história militar.
Resumen : This project aims to understand lighthouse policy on the Brazilian North-Atlantic Coast, based on the creation of the old lighthouse in Salinas, PA, and the Bragança lighthouse, analyzing the performance of lighthouses and, in a broader sense, the Navy during the decades from 1850 to 1880. The period is demarcated by issues that directly affected Brazilian navigation and society, such as the Eusébio de Queirós Law of 1850 and the opening of the Amazon River to foreign vessels in 1866. The research will seek to answer questions raised regarding surveillance on the North Atlantic Coast, in Grão-Pará, where the naval force played a fundamental role against the trafficking of Africans and unauthorized foreign entry, in addition to guaranteeing the safety of navigation. Therefore, the role of lighthouses in the Empire was extremely important, as it represented the Navy's vigilant eyes on the Atlantic coast and compliance with the measures taken by the Empire in relation to England's international anti-slavery pressure. In addition to the issue of trafficking, I will work on opening rivers in the Amazon to vessels from friendly nations, sizing up the lighthouse policy and the individuals who depended on signaling and the waters to survive. To understand how this mechanism worked, I will identify who were the subjects involved with lighthouses, signaling, and surveillance of the coast of Pará until the end of the 1880s, when slavery had been abolished and the impacts of steam navigation had already reached great expression in the movement of merchant and military ships in the region. The research in question will be based on two historiographical lines, respectively: trafficking and slavery in Brazil in the 19th century and military history.
Palabras clave : Farol
Segurança
Comércio
Amazônia
Marinha
Lighthouse
Security
Business
Amazon
Navy
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: CIDADE, FLORESTA E SERTÃO: CULTURA, TRABALHO E PODER
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com
Aparece en las colecciones: Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_PoliticaFaroleiraCosta.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons