SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Receptor A2A de adenosina modula o transporte de glutamato independente de sodio em cultura primaria de celulas da retina

Imagem de Miniatura

Data

01-11-2024

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

LIMA, Caroline Araujo Costa de. Receptor A2A de adenosina modula o transporte de glutamato independente de sódio em cultura primária de células da retina. Orientadora: Karen Renata Herculano Matos Oliveira. 2024. 49 f. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17254. Acesso em:.

DOI

Desregulações nos níveis extracelulares de glutamato estão diretamente associadas a diversas patologias do SNC, evidenciando a importância dos transportadores de glutamato na manutenção da homeostasia tecidual e no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas. A retina é particularmente vulnerável a eventos excitotóxicos devido aos seus altos níveis de glutamato extracelular e à exposição frequente a estímulos oxidantes, reforçando a necessidadede mecanismos regulatórios para preservação da fisiologia retiniana. Nesse contexto, a adenosina emerge como um neuromodulador essencial, apresentando efeitos regulatórios dependentes de concentração e do tipo de receptor ativado. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi caracterizar o efeito da adenosina no transporte de glutamato independente de sódio em cultura de células retinianas. Assim, culturas primárias mistas de embriões de galinha White leghorn (E7-E8) foram mantidas por 7 dias em DMEM+10% de FBS a 37°C e 5% de CO₂. As células foram submetidas a uma pré-incubação com bloqueador do receptor A2A e incubadas com diferentes concentrações de adenosina para os ensaios de liberação e captação de glutamato. Os níveis de glutamato foram quantificados por CLAE, e os níveis de proteína pelo método de Bradford, com substituição equimolar de NaCl por LiCl. Além disso, a imunoflurescência com anticorpo antixCT e marcador nuclear DAPI foi utilizada para identificar o transportador de glutamatoindependente de sódio, com análise de imagens no ImageJ e Photoshop CS6.A análise estatística foi realizada pelo teste T de Student e ANOVA one-way com post-hoc Tukey pelo GraphPad 9.0 com dados expressos como porcentagem de controle±D.P. com p<0,05. Os resultados confirmaram a expressão da subunidade xCT, indicando que o sistema xCG-é o transportador de glutamato independente de sódio nas células da retina. Observou-se também que a adenosina na concentração de 50μM aumentou a liberação de glutamato em cerca de 800%, enquanto a captação de glutamato independente de sódio foi completamente inibida. Estes efeitos foram totalmente revertidos com a inibição do A2AR. Assim, mostramos que a ativação do receptor A2A modula o transporte de glutamato independente de sódio cuja expressão foi detectada em células da retina.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: biblicb.420@gmail.com