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Tipo: Dissertação
Data do documento: 29-Set-2024
Autor(es): BRASIL, Maria Clara Acacio de Oliveira
Primeiro(a) Orientador(a): OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de
Título: Trabalho do pesquisador docente: análise das vivências profissionais de pesquisadores (as) de um Programa de Pós-Graduação da Região Norte do Brasil
Agência de fomento: 
Citar como: BRASIL, Maria Clara Acacio de Oliveira. Trabalho do pesquisador docente: análise das vivências profissionais de pesquisadores (as) de um Programa de Pós-Graduação da Região Norte do Brasil. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2024. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17260. Acesso em:.
Resumo: O trabalho compõe uma parcela considerável do tempo das pessoas nas mais diversas realidades e contextos dentro do sistema capitalista no qual o mundo se organiza. A atividade laboral define a forma como uma pessoa vive, se relaciona e acessa o mundo ao seu redor. Considerando o peso do exercício laboral, a teoria Psicodinâmica do Trabalho analisou diversos aspectos relacionados a este e abordou a prática laboral como produtora de prazer e sofrimento. A teoria citada trouxe o dinamismo inerente ao trabalho e expôs que a organização e as condições do trabalho estão entre os determinantes das experiências vividas por cada trabalhador. Neste sentido, o objetivo da pesquisa aqui proposta foi analisar as vivências de uma categoria específica de trabalhadores (as): pesquisadores (as) docentes universitários inseridos em um Programa de Pós-Graduação de ciências humanas de uma universidade pública da região norte do Brasil. A proposta leva em conta a relevância de se produzir a respeito do trabalhado com pesquisa dentro do ambiente universitário após anos de ataque as ciências, além de dar ênfase aos (às) pesquisadores (as) inseridos em uma região com os indicadores sociais mais baixos do país no que se refere ao desenvolvimento econômico e social o que despende um grande esforço acadêmico para se produzir ciência com qualidade. A metodologia de pesquisa adotada foi de perspectiva qualitativa, do tipo estudo de caso, em que, as técnicas metodológicas utilizadas foram: aplicação de entrevistas individuais semiestruturadas junto aos (às) pesquisadores (as) docentes e posterior sistematização, análise e discussão das informações coletadas. A análise das falas dos entrevistados foi feita a partir da técnica da Análise de Conteúdo tendo como aporte teórico central a fundamentação da Psicodinâmica do Trabalho. Os principais resultados foram aspectos da organização do trabalho que levam a sobrecarga e a extrapolação da carga horária, assim como uma lógica produtivista de produção do trabalho, além disso, foram encontradas condições de trabalho repletas de carências infraestruturais, para mais ficou evidente na pesquisa que a cooperação é repleta de contrapontos e sofre prejuízos por conta da forma como o trabalho se organiza, por fim, apesar dos impasses encontrados no trabalho os professores demonstraram grande prazer no reconhecimento presente nas relações com alunos, pares e demais trabalhadores (as) da universidades.
Abstract: Work makes up a considerable portion of people's time in the most diverse realities and contexts within the capitalist system in which the world is organized. Work activity defines the way a person lives, relates and accesses the world around them. Considering the weight of work, the Psychodynamics of Work theory analyzed several aspects related to this and approached work as a producer of pleasure and suffering. The aforementioned theory brought the dynamism inherent to work and exposed that the organization and conditions of work are among the determinants of the experiences lived by each worker. In this sense, the objective of the research proposed here was to analyze the experiences of a specific category of workers: researchers and university professors inserted in a Postgraduate Program in human sciences at a public university in the northern region of Brazil. The proposal takes into account the relevance of producing research work within the university environment after years of attack on the sciences, in addition to giving emphasis to researchers located in a region with the lowest social indicators in the country in terms of economic and social development, which requires a great deal of academic effort to produce quality science. The research methodology adopted was from a qualitative perspective, of the case study type, in which the methodological techniques used were: application of individual semi-structured interviews with researchers/teachers and subsequent systematization, analysis and discussion of the information collected. The analysis of the interviewees' statements was carried out using the Content Analysis technique, with the Psychodynamics of Work as its central theoretical contribution. The main results were aspects of work organization that lead to overload and extrapolation of working hours, as well as a productivist logic of work production, in addition, working conditions were found full of infrastructural deficiencies, furthermore it was evident in the research that cooperation is full of counterpoints and suffers losses due to the way the work is organized; finally, despite the impasses encountered at work, teachers demonstrated great pleasure in the recognition present in relationships with students, peers and other university workers.
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador
Pesquisador
Docente
Occupational Health
Researcher
College professor
Área de Concentração: PSICOLOGIA
Linha de Pesquisa: PSICOLOGIA, SOCIEDADE E SAÚDE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibhumanas@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Psicologia (Mestrado) - PPGP/IFCH

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