Cartilha educativa sobre saúde óssea para pessoas que vivem com Diabetes Mellitus

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024-06-21

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

KHALED, Isabel Jane Campos Lobato. Cartilha educativa sobre saúde óssea para pessoas que vivem com Diabetes Mellitus. Orientadora: Natércia Neves Marques de Queiroz. 2024. 58 f. Dissertação (Mestrado em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17276. Acesso em:.

DOI

O Diabetes Mellitus tem sido relacionado a uma pior saúde dos ossos, o que leva a um maior risco de fraturas em pessoas que vivem com diabetes. O DM afeta a saúde óssea de diversas formas. Para prevenir e manejar problemas ósseos em portadores, algumas estratégias precisam ser adotadas, como controle glicêmico rigoroso, dieta com ingestão adequada de cálcio e vitamina D, além de exercícios físicos com ênfase em atividades de fortalecimento. A abordagem educativa valoriza as experiências populares, promove a autonomia do indivíduo no autocuidado. O objetivo deste estudo foi de elaborar uma cartilha educativa com o intuito de gerar conhecimento para o indivíduo, utilizando uma metodologia descritiva-exploratória para o desenvolvimento de uma tecnologia leve em saúde. O material foi produzido a partir de uma linguagem de fácil compreensão e imagens objetivas.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

KHALED, Isabel Jane Campos Lobato. Cartilha educativa sobre saúde óssea para pessoas que vivem com Diabetes Mellitus. Orientadora: Natércia Neves Marques de Queiroz. 2024. 58 f. Dissertação (Mestrado em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17276. Acesso em:.