Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17353
Tipo: Dissertação
Data do documento: 14-Dez-2020
Autor(es): MENEZES, Gilberto Fabricio Malheiros
Primeiro(a) Orientador(a): REIS, Rodrigo Quites
Primeiro(a) coorientador(a): SANTOS, Viviane Almeida dos
Título: Fatores críticos para a implantação de melhorias de serviço de TI: um estudo em instituições públicas de ensino superior
Citar como: MENEZES, Gilberto Fabricio Malheiros. Fatores críticos para a implantação de melhorias de serviço de TI: um estudo em instituições públicas de ensino superior. Orientador: Rodrigo Quites Reis; Coorientadora: Viviane Almeida dos Santos. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17353. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa se dedicou à área da Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação (GSTI), mais especificamente no estudo sobre os fatores que influenciam o processo de implantação de melhorias em processos de serviços de TI, diante do crescimento da área de gestão de serviços baseados em Tecnologia da Informação (TI). Hoje é exigida das organizações a contínua busca pela melhoria dos serviços de TI, de modo a fornecê-los com qualidade, e para atender às necessidades internas e externas. Pelo exposto, os objetivos deste estudo são: 1) diagnosticar quais fatores críticos de sucesso (FCS) e de resistência (FCR) são determinantes para a implantação de melhorias de serviços de TI; 2) identificar o grau de relevância dos FCS e FCR dentro das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas; 3) definir estratégias para a superação e/ou potencialização dos FCS e FCR. A fim de atingir tais objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa de três etapas. A primeira buscou, por meio da realização de um mapeamento sistemático da literatura, identificar quais são estes FCS e FCR. Como resultado foram identificados 41 FCS e 13 FCR. Na segunda etapa foram realizados surveys com 110 profissionais de TI de 24 IES públicas do estado do Pará e da Rede de Cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os resultados reafirmaram a relevância dos fatores: apoio da Alta Administração (FCS1); alinhamento entre TI e negócio (FCS9); processos bem definidos (FCS2); falta de recurso técnicos e de apoio (FCR2); falta de conhecimento e habilidades (FCR3). A terceira etapa coletou dados por meio de entrevistas com 11 gestores e ex-gestores de TI de IES públicas da região Norte do Brasil para estabelecer quais ações podem ser desenvolvidas ou aprimoradas para enfrentamento dos fatores. Todas as descobertas feitas pelo autor resultaram na escrita de três artigos, cujos resultados, resumidamente, apontam para uma percepção comum dentro das IES públicas sobre a importância dos fatores críticos e que os enfrentar é possível na medida em que são adotadas estratégias que combinam elementos como: sensibilização da alta gestão por intermédio da exposição dos benefícios; realização de atividades de capacitação e de qualificação; cultivo de relacionamentos interpessoais saudáveis; mapeamento de processos; administração adequada dos recursos; uso de ferramentas específicas; implementação de técnicas gerenciais.
Abstract: This research was dedicated to the Information Technology Services Management (GSTI) area, more specifically in the study of the factors that influence the process of implementing improvements in IT service processes, in view of the growth in the service management area. based on Information Technology (IT). Today, associations are required to continually seek to improve IT services, in order to provide them with quality, and to meet internal and external needs. From the above, the objectives of this study are: 1) basic diagnoses of success (FCS) and resistance (FCR) are crucial for the implementation of IT service improvements; 2) identify the degree of promotion of FCS and FCR within public Higher Education Institutions (HEIs); 3) define strategies for overcoming and / or enhancing the FCS and FCR. In order to achieve these objectives, a three-step survey was developed. The first sought, through a systematic mapping of the literature, aimed to identify which are these FCS and FCR. As a result, 41 FCS and 13 FCR were identified. In the second stage, surveys were carried out with 110 IT professionals from 24 public HEIs in the state of Pará and from the Cooperation Network with the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The results reaffirm a cause of the factors: support from senior management (FCS1); alignment between IT and business (FCS9); well-defined processes (FCS2); lack of technical resources and support (FCR2); lack of knowledge and skills (FCR3). The third stage collected data through classification with 11 managers and former IT managers of public HEIs in the North of Brazil to establish which actions can be developed or improved to face the factors. All the discoveries made by the author resulted in the writing of three scientific papers. The results, in short, point to a common perception within the public HEIs about the importance of the studied factors and that coping is possible by a number of strategies: awareness senior management through the exposure of benefits; carrying out training and qualification activities; cultivation of healthy interpersonal relationshipss; process mapping; resource management; use of specific tools; implementation of management techniques.
Palavras-chave: Melhoria de serviços de TI
Serviço de TI
Fatores críticos
Instituições de ensino superior
Survey
Entrevista
IT service improvement
IT service
Critical factors
Higher education institutions
Interview
Área de Concentração: COMPUTAÇÃO APLICADA
Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí
Programa: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Disponível na internet via Sagitta
Aparece nas coleções:Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_FatoresCriticosImplantacao.pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons