Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17355
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 10-mar-2023
Autor(es): CALVINHO, Jhoanyn Valois Fantin
Primer Orientador: SILVA, Cleison Daniel
Primer Coorientador: MERLIN, Bruno
Título : ICM Space Game: uma interface baseada na imaginação de movimentos
Citación : CALVINHO, Jhoanyn Valois Fantin. ICM Space Game: uma interface baseada na imaginação de movimentos. Orientador: Cleison Daniel Silva; Coorientador: Bruno Merlin. 2023. 64 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17355. Acesso em:.
Resumen: A Interface Cérebro-Máquina (ICM) pode auxiliar os usuários na participação de tarefas rotineiras, como o ato de se locomover. A comunidade científica trabalha diariamente na tentativa de oferecer sistemas de ICM cada vez mais robustos, com melhores respostas aos comandos dos usuários. No entanto, estes trabalhos, geralmente focam na melhoria do sistema em si. Com base nesta afirmação, o objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo virtual como parte de uma ferramenta computacional com a intenção de oferecer uma alternativa aos usuários para auxiliar no aprendizado da utilização de equipamentos de uma ICM baseada na imaginação de movimentos. Para isso o jogo é projetado e programado como tentativa de melhorar a precisão dos usuários no controle dos dispositivos destes sistemas. Os resultados mostram que o jogo funciona quando conectado a uma ICM, e pode servir como alternativa no processo de coleta de sinais de EEG. Ao longo deste trabalho são utilizadas linguagens de programação dedicadas a ICMs, como o OpenVibe, assim como uma linguagem bastante utilizada na programação de jogos eletrônicos, Python. No experimento realizado com 8 voluntários, não há uma diferença discrepante entre as taxas de classificação realizada com o auxílio do protocolo convencional e do ICM Space Game, aproximadamente 56% para ambos os casos, contudo, o ICM Space Game foi o escolhido pela maioria dos participantes deste experimento.
Resumen : Brain-Machine Interfaces can help users participate in routine tasks, such as moving around. The scientific community works daily in an attempt to offer increasingly robust Brain-Machine Interface systems, with better responses to user commands. However, these works usually focus on improving the system itself. Therefore, the objective of this work is to offer an alternative to the users to help in the learning of the use of equipment of a Brain-Machine Interface based on the imagination of movements. For this, a computational tool based on a virtual game is developed in an attempt to improve the accuracy of users in controlling the devices of these systems. The results show that the tool works when connected to a Brain-Machine Interface, and can serve as an alternative in the process of collecting EEG signals. Throughout this work, programming languages dedicated to ICMs, such as OpenVibe, are used, as well as a language widely used in the programming of electronic games, Python. In the experiment carried out with 8 volunteers, there is no discrepant difference between the classification rates performed with the aid of the conventional protocol and the ICM Space Game, approximately 56% for both
Palabras clave : Interface cérebro-máquina
Imagética motora
Jogos
BCI
ICM
Games
Protocolo de aquisição de sinais de EEG
EEG
Eletroencefalograma
Brain-machine interface
Motor imagery
EEG signal acquisition protocol
Electroencephalogram
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: COMPUTAÇÃO APLICADA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí
Programa: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via Sagitta
Aparece en las colecciones: Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_IcmSpaceGame.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons