Um modelo de avaliação do nível de aprendizagem do pensamento computacional aderente à BNCC

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-09-22

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

RAIOL, Alberto Alan da Costa. Um modelo de avaliação do nível de aprendizagem do pensamento computacional aderente à BNCC. Orientador: Carlos dos Santos Portela; Coorientadora: Isadora Mendes dos Santos. 2023. [14] f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17365. Acesso em:.

DOI

Este artigo apresenta um modelo de avaliacão do Pensamento Computacional (PC) na educacão básica, baseando-se na Taxonomia de Aprendizagem de Bloom, Taxonomia de Solo e nas Normas de Computacão para a Educacão Básica. Para analisar o modelo de avaliacão é proposto a aplicacão de uma oficina utilizando um “Jogo Desplugado” que trabalha conceitos chaves do PC, como: Algoritmos, Abstracão e Automacão. O modelo de avaliacão visa contribuir na melhoria dos processos de avalição do desenvolvimento de competências da Computação conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

RAIOL, Alberto Alan da Costa. Um modelo de avaliação do nível de aprendizagem do pensamento computacional aderente à BNCC. Orientador: Carlos dos Santos Portela; Coorientadora: Isadora Mendes dos Santos. 2023. [14] f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17365. Acesso em:.