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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17379
Tipo: | Dissertação Dissertação Dissertação Dissertação |
Data do documento: | 28-Mar-2025 |
Autor(es): | SILVA, Wanderlan Montão da |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEMED - Secretaria Municipal de Educação (Tucuruí)anderlan Montao |
Primeiro(a) Orientador(a): | LOPES, Paulo Roberto do Canto |
Título: | (R)existência e etnopatrimonialidades do Quilombo das Criolas nas tramóias do tempo (R)existência e etnopatrimonialidades do Quilombo das Criolas nas tramóias do tempo (R)existência e etnopatrimonialidades do Quilombo das Criolas nas tramóias do tempo (R)existência e etnopatrimonialidades do Quilombo das Criolas nas tramóias do tempo |
Citar como: | SILVA, Wanderlan Montão da. (R)existência e etnopatrimonialidades do Quilombo das Criolas nas tramóias do tempo. Orientador: Paulo Roberto do Canto Lopes. 2025. 136 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17379. Acesso em:. |
Resumo: | A pesquisa está situada na Comunidade de Remanescente de Quilombo da Vila de Criolas, localizada na zona rural do município de Breu Branco, Pará, às margens direita do Rio Tocantins, onde na época do período de ditadura militar, grandes empresas ocuparam territórios indígenas e quilombolas sob o pretexto do desenvolvimento econômico. Nesse lócus, o conceito de etnopatrimonialismo e a salvaguarda de materialidades arqueológicas se destacam como forma de proteger a cultura e garantir sua sustentabilidade, relacionando-se com a permanência territorial e a preservação do meio ambiente, especialmente a sociobiodiversidade. As mudanças climáticas e as ações humanas alteraram o equilíbrio ecológico na localidade, causando a migração de espécies e impactando diretamente a cultura local. Ainda assim a gentrificação tem provocado desorganização na região, modificando a paisagem e enfraquecendo a identidade cultural quilombola. Resiliente e (r)existindo, o Quilombo das Criolas se mantém protetor tanto de culturas tangíveis como as intangíveis, utilizando os afrossaberes transmitidos pelos mestres da cultura local como técnica de salvaguarda. A sociobiodiversidade das Criolas envolve a interação entre seres humanos e a identidade natural, ajudando a fortalecer a comunidade e a proteger o meio e o ambiente. Em vista disso, viu-se que a valorização da herança negra e dos povos da pré-história da Amazônia se mostram essenciais para manter a biocultura viva e enfrentar os desafios ambientais atuais com base nos conhecimentos do passado. |
Resumen: | La investigación se sitúa en la Comunidad de Remanente de Quilombo de la Vila de Criolas, ubicada en la zona rural del municipio de Breu Branco, Pará, a la orilla derecha del río Tocantins, donde, en la época de la dictadura militar, grandes empresas ocuparon territorios indígenas y quilombolas bajo el pretexto del desarrollo económico. En este locus, el concepto de etnopatrimonialismo y la salvaguarda de materialidades arqueológicas se destacan como una forma de proteger la cultura y garantizar su sostenibilidad, relacionándose con la permanencia territorial y la preservación del medio ambiente, especialmente la sociobiodiversidad. Los cambios climáticos y las acciones humanas han alterado el equilibrio ecológico en la localidad, provocando la migración de especies e impactando directamente la cultura local. Aun así, la gentrificación ha causado desorganización en la región, modificando el paisaje y debilitando la identidad cultural quilombola. Resiliente y (r)existiendo, el Quilombo de Criolas se mantiene como protector tanto de culturas tangibles como intangibles, utilizando los afrosaberes transmitidos por los maestros de la cultura local como técnica de salvaguarda. La sociobiodiversidad de Criolas implica la interacción entre los seres humanos y la identidad natural, ayudando a fortalecer la comunidad y a proteger el medio y el entorno. En vista de ello, se observó que la valorización de la herencia negra y de los pueblos de la prehistoria de la Amazonía resulta esencial para mantener la biocultura viva y afrontar los desafíos ambientales actuales basándose en los conocimientos del pasado. |
Palavras-chave: | Biocultura Etnopatrimonial Ambiente |
Área de Concentração: | ESTUDOS ANTRÓPICOS |
Linha de Pesquisa: | ETNOSABERES E TECNOLOGIAS SOCIAIS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Castanhal |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Acesso Aberto Acesso Aberto Acesso Aberto Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal |
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