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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17419
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 29-Mar-2023 |
Autor(es): | BORGES, Benedita do Socorro Pinto |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC - Secretaria de Estado de Educação do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | CRUZ, Regina Célia Fernandes |
Título: | Vai tirar um dinheiro que é teu: caracterização prosódica e gestual das narrativas de enterro |
Citar como: | BORGES, Benedita do Socorro Pinto. Vai tirar um dinheiro que é teu: caracterização prosódica e gestual das narrativas de enterro. Orientadora: Regina Célia Fernandes Cruz. 2023. 261 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17419. Acesso em:. |
Resumo: | No presente estudo focalizamos um tipo de narrativa oral, chamada de narrativa de enterro, que compreende o resgate de um tesouro sobrenatural, revelado a um escolhido de perfil merecedor. Segundo Fernandes (2007) a narrativa de enterro caracteriza-se por possuir quatro arquétipos: protoconto, descritiva, explicativa, logro e uma estrutura composta por: origem, anunciação, manifestação, marcação, provação e desenlace. A elaboração dos significados e da estrutura formal, subordinam-se à consciência linguística do narrador. Na pesquisa em tela, ampliamos as discussões de Fernandes (2007), postulando que o narrador associa prosódia e gesto, para realizar quebra discursiva e/ou produzir significado (s). O corpus da pesquisa, contempla 32 narrativas, gravadas em formato mp4 e wav, elaboradas por locutores nativos das comunidades quilombolas do Baixo Tocantins/PA: Mola, Itabatinga, Itapocu, Laguinho, Tomázia, Bom fim, Taxizal e Frade. O tratamento dos dados, envolveu: 1) transcrição, conforme o sistema de notação daAnálise daConversação (MARCUSCHI, 1986);2) análise estrutural (FERNANDES, 2007); 3) segmentação no PRAAT para mapear a pausa silenciosa (em ms) e f0 (em Hz,); 4) identificação de medidas acústicas com papel relevante para delimitação das partes (OLIVEIRA Jr., 2000); 5) notação no ELAN, de trilhas, contendo: a) partes da narrativa (FERNANDES, 2007); b) enunciado (sequência discursiva delimitada por uma pausa de extensão variável), c) dimensão gestual (MCNEILL, 2005): icônica, metafórica, dêitica e rítmica; e d) fases gestuais: preparação, golpe, pós-golpe (KENDON, 2004), e 6) tratamento no RsTudio. O resultado demonstrou que: 1) quanto a análise prosódica: a) a pausa delimita as partes da narrativa de enterro, pois, na fronteira tem duração (em ms) mais longa; b) o intervalo de pitch (mínimo, médio e máximo) tem papel crucial para definição das partes, pois apresenta uma curvatura descendente na fronteira. 2) Quanto às variáveis gestuais: a) o gesto rítmico tem maior ocorrência e b) a movimentação verbo-gestual concretiza-se pela elaboração da sua fase nuclear: o golpe. 3) Quanto à correlação entre gesto e prosódia detectamos que: a) durante a realização do pós-golpe, a duração da pausa é mais longa; b) a f0 máxima é mais proeminente no golpe e decresce no pós-golpe; c) a f0 média tem maior elevação durante a realização do pré-golpe, apresenta curvatura descendente no golpe e no pós-golpe; d) a f0 mínima aumenta durante o decurso do pré-golpe. Portanto, atestamos as hipóteses de que existe uma estrutura multimodal nas narrativas de enterro, pois o narrador associa a prosódia e os gestos para delimitar as partes e/ou produzir significado. |
Abstract: | In the present study we focus a type of oral narrative, the burial narrative, which comprises the rescue of a supernatural treasure, revealed to a chosen person with a deserving profile. According to Fernandes (2007), the burial narrative is characterized by having four archetypes or meanings: protostory, descriptive, explanatory, deception and a structure composedof: origin, annunciation, manifestation, marking, ordeal and outcome. The elaboration of archetypes and structure is subordinated to the narrator's linguistic awareness. In the research athand, we expanded Fernandes' (2007) discussions, postulating that the narrator associatesprosody and gesture, to make a discursive break and/or produce meaning(s). The research corpusincludes 32 narratives, recorded in mp4 and wav format, prepared by native speakers from quilombola communities in Baixo Tocantins/PA: Mola, Itabatinga, Itapocu, Laguinho, Tomázia, Bomfim, Taxizal and Frade. Data processing involved: 1) transcription, according to the Conversation Analysis Notation System (MARCUSCHI, 1986); 2) structural analysis(FERNANDES, 2007); 3) segmentation in PRAAT to map the silent pause (in ms) and f0 (in Hz); 4) taking acoustic measurements with a relevant role in delimiting the parts (OLIVEIRA Jr., 2000); 5) notation in ELAN, of tracks, containing: a) parts of the narrative (FERNANDES, 2007); b) utterance (discursive sequence delimited by a pause of variable length), c) gestural dimension (MCNEILL, 2005): iconic, metaphorical, deictic and rhythmic; and d) gestural phases: preparation, blow, post-blow (KENDON, 2004), and 6) treatment in RsTudio. The result demonstrated that: 1) regarding prosodic analysis: a) the pause delimits the parts of the burial narrative, as at the border it has a longer duration (in ms); b) the pitch range (minimum, average and maximum) plays a crucial role in defining the parts, as it presents a downward curvature at the border. 2) Regarding gestural variables: a) the rhythmic gesture has greater occurrence and,b) the verbal-gestural movement is achieved through the elaboration of its nucleares phase: the blow. 3) Regarding the correlation between gesture and prosody, we detected that: a) during thepost-stroke, the duration of the pause is longer; b) maximum f0 is more prominent in the stroke and decreases post-stroke; c) the average f0 has a greater elevation during the pre-strike, has a downward curvature in the stroke and post-strike; d) the minimum f0 increases during the courseof the pre-stroke. Therefore, we attest to the hypotheses that there is a multimodal structure in burial narratives, because the narrator associates prosody and gestures to delimit the parts and/or produce meaning. |
Palavras-chave: | Narrativa de enterro Prosódia Gesto Burial narrative Prosody Gesture |
Área de Concentração: | ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
Linha de Pesquisa: | ANÁLISE, DESCRIÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DAS LÍNGUAS NATURAIS |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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