Vai tirar um dinheiro que é teu: caracterização prosódica e gestual das narrativas de enterro

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29-03-2023

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BORGES, Benedita do Socorro Pinto. Vai tirar um dinheiro que é teu: caracterização prosódica e gestual das narrativas de enterro. Orientadora: Regina Célia Fernandes Cruz. 2023. 261 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17419. Acesso em:.

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No presente estudo focalizamos um tipo de narrativa oral, chamada de narrativa de enterro, que compreende o resgate de um tesouro sobrenatural, revelado a um escolhido de perfil merecedor. Segundo Fernandes (2007) a narrativa de enterro caracteriza-se por possuir quatro arquétipos: protoconto, descritiva, explicativa, logro e uma estrutura composta por: origem, anunciação, manifestação, marcação, provação e desenlace. A elaboração dos significados e da estrutura formal, subordinam-se à consciência linguística do narrador. Na pesquisa em tela, ampliamos as discussões de Fernandes (2007), postulando que o narrador associa prosódia e gesto, para realizar quebra discursiva e/ou produzir significado (s). O corpus da pesquisa, contempla 32 narrativas, gravadas em formato mp4 e wav, elaboradas por locutores nativos das comunidades quilombolas do Baixo Tocantins/PA: Mola, Itabatinga, Itapocu, Laguinho, Tomázia, Bom fim, Taxizal e Frade. O tratamento dos dados, envolveu: 1) transcrição, conforme o sistema de notação daAnálise daConversação (MARCUSCHI, 1986);2) análise estrutural (FERNANDES, 2007); 3) segmentação no PRAAT para mapear a pausa silenciosa (em ms) e f0 (em Hz,); 4) identificação de medidas acústicas com papel relevante para delimitação das partes (OLIVEIRA Jr., 2000); 5) notação no ELAN, de trilhas, contendo: a) partes da narrativa (FERNANDES, 2007); b) enunciado (sequência discursiva delimitada por uma pausa de extensão variável), c) dimensão gestual (MCNEILL, 2005): icônica, metafórica, dêitica e rítmica; e d) fases gestuais: preparação, golpe, pós-golpe (KENDON, 2004), e 6) tratamento no RsTudio. O resultado demonstrou que: 1) quanto a análise prosódica: a) a pausa delimita as partes da narrativa de enterro, pois, na fronteira tem duração (em ms) mais longa; b) o intervalo de pitch (mínimo, médio e máximo) tem papel crucial para definição das partes, pois apresenta uma curvatura descendente na fronteira. 2) Quanto às variáveis gestuais: a) o gesto rítmico tem maior ocorrência e b) a movimentação verbo-gestual concretiza-se pela elaboração da sua fase nuclear: o golpe. 3) Quanto à correlação entre gesto e prosódia detectamos que: a) durante a realização do pós-golpe, a duração da pausa é mais longa; b) a f0 máxima é mais proeminente no golpe e decresce no pós-golpe; c) a f0 média tem maior elevação durante a realização do pré-golpe, apresenta curvatura descendente no golpe e no pós-golpe; d) a f0 mínima aumenta durante o decurso do pré-golpe. Portanto, atestamos as hipóteses de que existe uma estrutura multimodal nas narrativas de enterro, pois o narrador associa a prosódia e os gestos para delimitar as partes e/ou produzir significado.

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Palavras-chave

Narrativa de enterroProsódiaGestoBurial narrativeProsodyGesture

Área de concentração

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

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