Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17532
Tipo: Tese
Fecha de publicación : 17-oct-2024
Autor(es): PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa
Primer Orientador: PRESSLER, Gunter Karl
Título : O projeto literário de Dalcídio Jurandir: a relação autor e obra
Citación : PINHEIRO, Lucília Lúbia de Sousa. O projeto literário de Dalcídio Jurandir: a relação autor e obra. Orientador: Kunter Karl Pressler. 2024. 99 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17532. Acesso em:.
Resumen: A tese examina a configuração do projeto literário de Dalcídio Jurandir (1909-1979). Três aspectos podem ser destacados na produção romanesca do autor: o moderno romance de formação, o romance realista e o romance realista socialista, que se caracterizam pela linguagem poética e a complexidade narrativa, pela descrição detalhada do ambiente social e psicológico e pela importância da formação escolar e para o mundo. Este último ponto, o da formação, evoca uma conexão inerente entre a trajetória dos personagens dos romances e a própria vida do autor politicamente engajado. Os três aspectos são exemplificados especialmente em três romances: Chove nos campos de Cachoeira (1941), Marajó (1947) e Linha do Parque (1959). Ao abordar o projeto literário e a imagem do autor é necessário, em primeiro lugar, analisar a recepção crítica desde a primeira publicação até a crítica acadêmica especializada e, em segundo lugar, compará-la com a abordagem narratológica e a identificação e análise dos “níveis de comunicação e das instâncias da obra narrativa” (Schmid, 2014, p. 46). Os conceitos “autor concreto” e “autor abstrato” (Schmid, 2014, p. 47-65) representam uma conexão dialética entre a biografia do autor, suas afirmações sobre a produção literária (“autor concreto”) e a percepção e “criação” de Dalcídio pela crítica (“autor abstrato”). A questão da formação indica um forte vínculo entre o autor Dalcídio e os personagens principais do corpus deste estudo (Alfredo, Missunga, Iglezias) e denota significativamente o seu projeto literário
Resumen : This work examines the configuration of Dalcídio Jurandir's (1909-1979) literary project. Three aspects can be highlighted in the author's novelistic production: the modern coming-of-age novel, the realist novel, and the socialist realist novel, which are characterized by poetic language and narrative complexity, by the detailed description of the social and psychological environment, and by the importance of school education and education for the world. This last point, that of education, evokes an inherent connection between the trajectory of the characters in the novels and the life of the politically engaged author himself. The three aspects are exemplified especially in three novels: Chove nos campos de Cachoeira (1941), Marajó (1947), and Linha do Parque (1959). When approaching the literary project and the author’s image, it is necessary, firstly, to analyze the critical reception from the first publication to specialized academic criticism and, secondly, to compare it with the narratological approach and the identification and analysis of the “levels of communication and instances of the narrative work” (Schmid, 2014, p. 46). The concepts “concrete author” and “abstract author” (Schmid, 2014, p. 47-65) represent a dialectical connection between the author’s biography, his statements about literary production (“concrete author”) and the perception and “creation” of Dalcídio by critics (“abstract author”). The issue of education indicates a strong link between the author Dalcídio and the main characters in the corpus of this study (Alfredo, Missunga, Iglezias) and significantly denotes his literary project.
Palabras clave : Dalcídio Jurandir
Projeto Literário
Narratologia
Literary Project
Narratology
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ESTUDOS LITERÁRIOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA98
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br
Aparece en las colecciones: Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese_ProjetoLiterarioDalcidio.pdf750,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons