Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17536
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 15-Fev-2024 |
Autor(es): | DIAS, Robson do Carmo Dutra |
Primeiro(a) Orientador(a): | QUARESMA, Joao Cláudio Brandemberg |
Título: | A Matematica nos barcos: um estudo etnomatemático com carpinteiros navais de Mocajuba – PA |
Citar como: | DIAS, Robson do Carmo Dutra. A Matemática nos barcos: um estudo etnomatemático com carpinteiros navais de Mocajuba – PA. Orientador: João Claudio Brandemberg Quaresma. 2024. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Mocajuba-PA, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17536. Acesso em:. |
Resumo: | A pesquisa intitulada: “A Matemática nos Barcos: um estudo etnomatemático com carpinteiros navais de Mocajuba – PA”, busca analisar os saberes matemáticos presentes nas atividades socioculturais dos carpinteiros navais de Mocajuba-PA, buscando entender de que forma esses saberes foram ou são adquiridos, de que forma são aplicados na construção das embarcações e que relações podem ter com a matemática escolar. Dentro de uma abordagem Etnomatemática, onde considera os diferentes modos fazer e saber matemático de distintos grupos culturais, a pesquisa faz um aparato geral sobre a construção naval artesanal na Amazônia, retratando e descrevendo a geografia e histórias do local de pesquisa e dos povos amazônicos ribeirinhos. O referencial teórico é alicerçado e discutido por autores como: D’Ambrósio (1996, 2001, 2022); Knijnik (1993, 2004); Lucena (2002, 2005); Pantoja (2015), Mendes e Farias (2014), entre outros. A produção dos dados foi realizada a partir de observação e entrevista com três carpinteiros navais artesanais, com saberes de extrema importância para a pesquisa. O tratamento e análise crítica dos dados produzidos foi realizada a partir de análise de conteúdo, isso para que pudéssemos desvelar as configurações desses saberes. As constatações mostram que os carpinteiros são indivíduos providos de diversos saberes sobre sua cultura, sua profissão, sobre o lugar onde habitam. Saberes empíricos, advindos de outros carpinteiros mais experientes ou adquiridos no dia a dia através das experiências vivenciadas. Os carpinteiros mais experientes, possuem uma carga maior de conhecimento se comparado aos mais novos, isso pelo fato desses terem tido maior contato e vivência com os afazeres da profissão. A partir da análise dos saberes matemáticos envolvidos na prática da carpintaria naval, os resultados mostram a presença de conceitos matemáticos no âmbito da Geometria, Álgebra e Aritmética que são aplicados e transmitidos para seus aprendizes ao longo dos anos. Estes saberes são essenciais para a construção de embarcações estáveis, seguras e de qualidade, e a sua transmissão é fundamental para a continuidade dessa prática sociocultural. |
Abstract: | The research entitled "Mathematics in Boats: an Ethnomathematical Study with Naval Carpenters from Mocajuba – PA" aims to analyze the mathematical knowledge present in the socio-cultural activities of naval carpenters from Mocajuba-PA, seeking to understand how this knowledge was or is acquired, how it is applied in the construction of vessels, and what relationships it may have with school mathematics. Within an Ethnomathematical approach, which considers the different ways of doing and knowing mathematics among different cultural groups, the research provides a general framework on artisanal shipbuilding in the Amazon, portraying and describing the geography and histories of the research site and the Amazonian-riverine peoples. The theoretical framework is supported and discussed by authors such as D’Ambrósio (1996, 2001, 2022); Knijnik (1993, 2004); Lucena (2002, 2005); Pantoja (2015), Mendes and Farias (2014), among others. Data production was carried out through observation and interviews with three artisanal naval carpenters, who possess knowledge of extreme importance for the research. The treatment and critical analysis of the produced data were conducted through content analysis, in order to unveil the configurations of these knowledges. The findings show that the carpenters are individuals endowed with various knowledge about their culture, their profession, and the place where they inhabit. Empirical knowledge, coming from other more experienced carpenters or acquired in day-to-day experiences. The more experienced carpenters have a greater load of knowledge compared to the younger ones, due to the fact that they have had more contact and experience with the tasks of the profession. From the analysis of the mathematical knowledge involved in the practice of naval carpentry, the results show the presence of mathematical concepts in the fields of Geometry, Algebra, and Arithmetic that are applied and transmitted to their apprentices over the years. These knowledges are essential for the construction of stable, safe, and quality vessels, and their transmission is fundamental for the continuity of this socio-cultural practice. |
Palavras-chave: | Etnomatemática Práticas socioculturais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_MatematicaBarcosEstudo.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons