Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17611
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Autor(es): | ATAIDE, Clarissa Raimundo de |
Primeiro(a) Orientador(a): | SALES, Elielson Ribeiro de |
Título: | Educação matemática e transtorno do espectro autista (TEA): uma análise das pesquisas dos programas de pós-graduação da área de ensino. |
Citar como: | ATAIDE, Clarissa Raimundo de. Educação Matemática e Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma análise das pesquisas dos programas de pós-graduação da área de ensino. Orientador : Elielson Ribeiro de Sales. 2024. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17611 . Acesso em:. |
Resumo: | As pessoas com deficiências, transtornos globais, altas habilidades e/ou superdotação, como por direito e dever, tem estado cada vez mais presentes dentro dos espaços escolares. É importante dizer que as escolas, além de recebê-los realizando as matrículas, vêm tentando incluir esses estudantes dentro da sala regular, favorecendo, assim, um ensino com mais qualidade e acessibilidade. Diante disso, o objetivo geral deste estudo visa a analisar as pesquisas dos cursos de PósGraduação stricto sensu da Área de Ensino de Educação Matemática, que abordam o processo de ensino e aprendizagem em aulas de matemática com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (2011-2023). O presente estudo é de caráter bibliográfico, baseado em Lakatos e Marconi (2003). Utilizou-se como banco de dados a Plataforma Sucupira e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações em Programas de Pós-Graduação, com ênfase nas palavras: “Autismo”, “Autista” “TEA” e “Ensino da Matemática”. A abordagem metodológica é de cunho quantitativo, baseado em Severino (2007) e Marconi e Lakatos (2003), ambos corroboram com o intuito de debruçar-se em trabalhos que já foram publicados. Levando em consideração as fontes, podendo ser material cartográfico, imprensa escrita, e dentre outras, para este estudo foi considerada a publicação das pesquisas de teses e dissertações, resultando, assim, em 26 pesquisas encontradas, que serviram como suporte para caracterização das categorias de análises deste estudo. Cabe destacar que as pesquisas consideradas são apenas as condizentes com a Área da Educação Matemática nas que se referem ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática de estudantes com TEA. A partir dos resultados e discussões, conclui-se que há pesquisas que se assemelham ao mesmo suporte teórico, sendo este Vygotsky, como também existem pesquisas que fazem referência às Tendências em Educação Matemática. Os autores discutem a relevância de materiais manipuláveis, materiais montessorianos, jogos tecnológicos, jogos matemáticos, adaptações de atividades e/ou currículo e recursos visuais como, por exemplo, imagens para a inclusão de pessoas com TEA de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | People with disabilities, mental disorders, high abilities/giftedness, as a matter of right and duty, have been increasingly present in schools. It's relevant to say that in addition to embracing them by enrolling them, schools have been trying to include these students in regular classrooms, thus promoting better quality teaching and accessibility. In that regard, this research aims to present an overview of the analysis carried out in stricto sensu postgraduate programs in mathematics tutoring from 2011 to 2023 that address the teaching and learning process of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in mathematics classes. The general objective is to analyze the research of the stricto sensu postgraduate courses in the Mathematics Education Teaching Area, which address the development/process of teaching and learning in mathematics classes with students with Autism Spectrum Disorder (2011-2023). This is a bibliographical research, based on Lakatos and Marconi (2003). The database managed was the Sucupira Platform and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations in Postgraduate Programs, with an emphasis on the words: "Autism", "Autistic", "ASD" and "Teaching Mathematics". The methodological approach is quantitative, based on Severino (2007) and Marconi and Lakatos (2003), both of which corroborate the aim of looking at works that have already been published. Considering the sources, that can be cartographic material, written press and others, this study considered the publication of theses and dissertations, resulting in 26 researches found, which served as support for characterizing the categories of analysis in this study. It should be stated that the surveys considered are only those consistent with the field of Mathematics Education and refer to the development/process of teaching and learning in Mathematics classes for students with ASD. Based on the results and discussions, it can be concluded that some studies are similar in terms of the same theoretical support, which is Vygotsky, as well as studies that make reference to Trends in Mathematics Education. The authors discuss concrete materials, manipulatives, Montessori materials, technological games, mathematical games, adaptations of activities and/or curricula and visual resources such as images. These studies predominantly discuss the inclusion of people with ASD in teaching and learning. |
Palavras-chave: | Matemática-Estudo e ensino Educação matemática Transtorno do Espectro Autista-TEA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EducacaoMatematicaTranstorno.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons