SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental

Imagem de Miniatura

Data

24-05-2004

Orientador(es)

MENDES, Iran Abreu Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

BARROS, Osvaldo dos Santos. Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental. Orientador: Iran Abreu Mendes. 2004. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1762. Acesso em:.

DOI

Utilizamos a cultura Tembé-Tenetehara de leitura do céu e seus elementos astronômicos como matriz de explicação da Astronomia científica para propormos, a partir de sua interface com a Matemática escolar, estratégias de aproximação dos conteúdos escolares de Matemática, às atividades que desenvolvemos cotidianamente, tendo em vista a articulação dialogal entre saberes gerados no contexto da sociedade e da cultura e os saberes científicos disseminados pela escola.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI