Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17620
Tipo: Dissertação
Data do documento: 1-Set-2023
Autor(es): TABOSA, Clara Elena Souza
Primeiro(a) Orientador(a): MALHEIRO, João Manoel da Silva
Título: Desenvolvimento de competências científicas por meio de sequências de ensino investigativas em um clube de ciências na Amazônia paraense.
Citar como: TABOSA, Clara Elena Souza. Desenvolvimento de Competências Científicas por meio de Sequências de Ensino Investigativas em um Clube de Ciências na Amazônia paraense. Orientador: João Manoel da Silva Malheiro. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17620. Acesso em:.
Resumo: Nesta pesquisa, nos propomos a compreender quais as relações entre o Ensino por Investigação e o desenvolvimento de Competências Científicas a partir do seguinte questionamento: quais Competências Científicas podem ser desenvolvidas por estudantes durante atividades de experimentação propostas em Sequências de Ensino Investigativas realizadas no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz? Para isso, levamos em consideração os principais aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos que levaram ao surgimento da Educação Baseada em Competências. Como opção metodológica, realizamos uma Análise Bibliográfica de três dissertações produzidas por professoras-monitoras egressas do Clube. Assim, nossos dados de pesquisa se constituíram a partir das transcrições dos diálogos entre os professoresmonitores e os estudantes do Clube de Ciências que encontramos nas dissertações elencadas. Utilizamos a Análise de Conteúdo para encontrar, nestes diálogos, categorias que pudessem ser associadas às Competências Científicas. Desta análise, emergiram cinco categorias que são relativas às dimensões conceitual, procedimental e atitudinal das Competências Científicas: identificação e descrição de conceito; explicações causais e raciocínio lógico-dedutivo; aprendizado conceitual; descrição de materiais/procedimentos e elaboração/teste de hipóteses; e trabalho em equipe e engajamento. Em resposta à questão de pesquisa, concluímos que a utilização de Sequências de Ensino Investigativas no ensino de Ciências contribui não somente para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos, mas também para o desenvolvimento de Competências Científicas de caráter conceitual, como o pensamento científico crítico, procedimental, como a elaboração e teste de hipóteses experimentais, e atitudinais, como o engajamento e o trabalho em equipe.
Abstract: In this research, we propose to understand the relationships between Inquiry and the development of Scientific Skills based on the following question: which Scientific Skills can be developed by students during experimental activities proposed in Inquiry’s Teaching Sequences carried out in the Science Club Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz? To do this, we take into account the main historical, social, political and economic aspects that led to the emergence of Competency-Based Education. As a methodological option, we carried out a Bibliographic Analysis of three dissertations produced by teacher-monitors who graduated from the Club. Thus, our research data was constituted from the transcriptions of the dialogues between the teacher-monitors and the Science Club students that we found in the dissertations chose. We used Content Analysis to find, in these dialogues, categories that could be associated with Scientific Skills. From this analysis, five categories emerged that relate to the conceptual, procedural and attitudinal dimensions of Scientific Competences: concept identification and description; causal explanations and logical-deductive reasoning; conceptual learning; description of materials/procedures and elaboration/testing of hypotheses; and teamwork and engagement. In response to the research question, we concluded that the use of Inquiry in Science teaching contributes not only to the teaching and learning of scientific concepts, but also to the development of Scientific Skills of a conceptual nature, such as critical scientific thinking, procedural, such as the elaboration and testing of experimental hypotheses, and attitudinal, such as engagement and teamwork.
Palavras-chave: Competências científicas
Clube de ciências
Ensino por investigação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DesenvolvimentoCompetenciasCientificas.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons