SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Contribuições de uma abordagem processual para o desenvolvimento da escrita em inglês no ensino superior

Imagem de Miniatura

Data

27-02-2025

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

SANTOS, Daniel Carmo. Contribuições de uma abordagem processual para o desenvolvimento da escrita em inglês no ensino superior. Orientadora: Marianne Kogut Eliasquevici; Coorientador: Marcus de Souza Araújo. 2025. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17624. Acesso em:.

DOI

A escrita é muitas vezes negligenciada dentre as quatro habilidades linguísticas essenciais (ouvir, falar, ler e escrever) no ensino do inglês como língua estrangeira (Korth et al., 2017; Martínez. López-Díaz; Peréz, 2019; Nondabula, Nomlomo, 2023). Pela complexidade cognitiva e linguística que exige, a escrita acaba não sendo explorada didaticamente de maneira efetiva e integrada às outras habilidades linguísticas, sendo reduzida a atividades isoladas em livros didáticos. Frequentemente, esses exercícios de produção textual fundamentam-se na abordagem da escrita como produto, em que o texto restringe-se à elaboração de única versão passível de avaliação normativa pelo docente. No curso de graduação de Letras-Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém, os alunos passam por cinco disciplinas, Língua Inglesa 1, 2, 3, 4 e 5, para desenvolver fluência no idioma. Entretanto, a escrita ainda é uma das habilidades linguísticas de maior dificuldade entre os alunos. À vista disso, essa dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa que teve por objetivo o desenvolvimento e a concepção de um conjunto de atividades, denominado Write Up!, que utiliza a abordagem da escrita como processo, para auxiliar os alunos da disciplina Língua Inglesa I a desenvolverem sua habilidade da escrita em inglês. A abordagem processual contrasta da escrita como produto ao levar em consideração diferentes etapas – planejamento, esboçamento, revisão, edição e publicação - que podem ser revisitadas para melhoria do texto (Tribble, 1996; Harmer, 2015; Rhalmi, 2018). A metodologia adotada nesta pesquisa compreendeu diversas etapas até a materialização do produto, incluindo o planejamento, baseado em pesquisa bibliográfica; o desenvolvimento das atividades; e a validação, realizada por painel de especialistas, testagem com uma turma de alunos e coleta de feedback de alunos e do professor. Os resultados indicaram que existe um espaço para trabalhar a escrita de forma processual na disciplina, e que esta abordagem pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de escrita pelos alunos. Além disso, há o potencial de sensibilizar os alunos para a importância de valorizar esta habilidade tanto em suas aprendizagens como também em suas futuras práticas como professores.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Linha de pesquisa

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL, CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão

Programa

Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country