Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17643
Tipo: Dissertação
Data do documento: 24-Fev-2025
Autor(es): SANTOS, Karina dos
Primeiro(a) Orientador(a): SANTOS , Júlia Otero dos
Título: Educação escolar indígena no Oiapoque/AP: práticas pedagógicas em escola do povo Karipuna
Citar como: SANTOS, Karina dos. Educação escolar indígena no Oiapoque/AP: práticas pedagógicas em escola do povo Karipuna. 2025. 88 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2025. Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17643. Acesso em:.
Resumo: O referido estudo apresenta uma abordagem sobre as políticas e práticas da educação escolar do povo Karipuna nos territórios indígenas situados no município de Oiapoque-AP. A ênfase é evidenciar o protagonismo do povo indígena Karipuna no processo de organização de políticas e projetos educacionais, desde a escola como meio de dominação e assimilação até a escola como lugar de fortalecimento cultural e parte do sistema educativo e projeto de vida do povo dentro e fora do território. Apresento uma breve contextualização do histórico da introdução da educação escolar entre os Karipuna, as lutas e articulações coletivos por novos significados e mudanças da escola para a vida do povo, com destaque para as principais reivindicações, dificuldades e contradições em praticar o que é garantido na legislação específica da educação escolar indígena. A escola, inicialmente um instrumento de colonização e de apagamento das culturas ancestrais, atualmente é um meio que proporciona também a afirmação valorização dos diversos aspectos culturais e linguísticos do povo. Um dos objetivos foi investigar as políticas, ações e modelos escolarizados que estão sendo desenvolvidos na prática na escola indígena. Investiguei algumas práticas pedagógicas de professores karipunas, observando como se dá o diálogo entre os saberes e fazeres indígenas com práticas escolarizadas bem como os processos diferenciados e interculturais na perspectiva de construção de currículos pedagógicos a partir da realidade, experiências, vivências da comunidade.
Abstract: This study presents an approach to the policies and practices of school education among the Karipuna people in the Indigenous territories located in the municipality of Oiapoque-AP. The emphasis is on highlighting the role of the Karipuna Indigenous people in organizing educational policies and projects from the school as a tool of domination and assimilation to the school as a space for cultural empowerment and an integral part of the community’s educational system and life plan both within and beyond the territory. It includes a brief overview of the historical introduction of school education among the Karipuna, their collective struggles and advocacy for new meanings and transformations in schooling to better serve the people’s lives, with focus on major demands, challenges, and contradictions in implementing what is guaranteed by specific Indigenous education legislation. Initially a colonial tool for erasing ancestral cultures, the school has now also become a space for affirming and valuing the people's cultural and linguistic diversity. One of the objectives was to examine the policies, actions, and schooling models currently being practiced in Indigenous schools. The study explored some pedagogical practices by Karipuna teachers, observing how Indigenous knowledge and practices engage in dialogue with formal education, as well as how differentiated and intercultural processes contribute to building school curricula grounded in the community’s reality, experiences, and way of life.
Palavras-chave: Educação escolar indígena
Saberes indígenas
Políticas educacionais
Escolarização
Interculturalidade
Povo karipuna
Indigenous school education
Indigenous knowledge
Educational policies
Schooling
Interculturality
Área de Concentração: ANTROPOLOGIA SOCIAL
Linha de Pesquisa: POVOS INDÍGENAS E POPULAÇÕES TRADICIONAIS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibhumanas@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Antropologia (Mestrado) - PPGA/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EducacaoEscolarIndigena.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons