Epistemologias e argumentos fundamentadores de teses e dissertações em história da matemática para o ensino de matemática (1990 a 2020).

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo

Data

2024-03-08

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

FACCIO, Tatiana. Epistemologias e argumentos fundamentadores de teses e dissertações em História da Matemática para o Ensino da Matemática (1990 a 2020). Orientador : Iran Abreu Mendes. 2024. 157 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17692. Acesso em:.

DOI

Este trabalho examina as epistemologias e os argumentos produzidos sobre o uso da História da Matemática para o ensino da matemática nas teses e dissertações acadêmicas defendidas no Brasil no período de 1990 e 2020. O estudo considerou trabalhos com abordagens sobre os temas matemáticos para as séries finais do ensino fundamental. Esta pesquisa desenvolveu-se pelo exame das teses e dissertações com atividades de ensino de matemática que utilizassem como estratégia o uso da História da Matemática. O acesso às teses e dissertações ocorreu por meio do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre a História da Matemática – CREPHIMat, que é um repositório digital de estudos sobre a História da Matemática, com ampla cobertura sobre o tema. Os trabalhos foram analisados com base em um modelo, desenvolvido pela autora, que utilizou como referência a "matriz paradigmática” de Sánchez Gamboa (2018). Nos resultados ficou evidenciado que as pesquisas analisadas não apresentaram uma nova epistemologia ou argumentos originais sobre o uso da História da Matemática para o ensino de Matemática. Apresenta sugestão de possibilidades de aprofundamento da pesquisa e expectativas de que o trabalho contribua para o desenvolvimento do campo de estudo e para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

FACCIO, Tatiana. Epistemologias e argumentos fundamentadores de teses e dissertações em História da Matemática para o Ensino da Matemática (1990 a 2020). Orientador : Iran Abreu Mendes. 2024. 157 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17692. Acesso em:.