Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17702
Tipo: Tese
Data do documento: 30-Jun-2025
Autor(es): MARTINS, Jade Cristine Trindade
Primeiro(a) Orientador(a): SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
Título: Ensino de Mandos para Autistas: Revisão Sistemática e Análise da Relação com Nomeação Bidirecional e Incidental após Ensino Intensivo de Tato
Título(s) alternativo(s): Teaching Mands to Autistic Individuals: Systematic Review and Analysis of the Relationship with Bidirectional and Incidental Naming after Intensive Tact Instruction
Agência de fomento: 
Citar como: MARTINS, Jade Cristine Trindade. Ensino de Mandos para Autistas: Revisão Sistemática e Análise da Relação com Nomeação Bidirecional e Incidental após Ensino Intensivo de Tato. Carlos Barbosa Alves de Souza: . 2025. 182 f. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17702 Acesso em:.
Resumo: A Análise do Comportamento Aplicada tem buscado promover tecnologia de ensino de comportamento verbal, sendo o mando o operante mais estudado. O comportamento verbal pode estar ausente ou pouco desenvolvido no repertório de pessoas autistas, especialmente quando considerada a aprendizagem em ambiente natural. O treino de mando promove a comunicação funcional e reduz comportamentos interferentes, conforme as crescentes pesquisas sobre o tema. Apesar de pouco estudada, a emergência de mando generalizado pode estar relacionada ao estabelecimento da integração dos repertórios de ouvinte e falante, caracterizada como a relação comportamental bidirecional de nomeação. Considerando algumas lacunas nas revisões de ensino de mando e nas investigações sobre a emergência de mandos e sua relação com a integração ouvinte-falante, dois estudos independentes foram delineados. O Estudo 1 contém uma revisão sistemática de 176 pesquisas sobre ensino de mando para pessoas autistas, publicadas até 2020, buscando categorizar e relacionar perfis de participantes, componentes das intervenções e resultados. A maioria dos estudos foi conduzida em escolas, continha participantes até 10 anos e com repertório verbal pré-existente. As variáveis independentes (VIs) mais utilizadas foram reforçamento diferencial e ajuda para emissão da resposta, manipulação da operação motivadora, e treino de comunicação funcional. A variável dependente mais frequente foi mando por item. Estudos sobre a emergência de mandos sem treino direto foram escassos. Foram catalogados os tipos de procedimento de indução de mando, sendo a apresentação do reforçador o mais utilizado. A maioria dos estudos foi, pelo menos, parcialmente eficaz para aquisição dos mandos. Sugere-se análise mais detalhada da relação dos perfis de participantes e a efetividade das VIs. O Estudo 2 investigou os efeitos do ensino intensivo de tato (Intensive Tact Instruction – ITI) sobre a indução de mandos, nomeação bidirecional (NB- o ensino de resposta de ouvinte resulta na emergência de respostas de falante, e vice-versa) e nomeação bidirecional incidental (NBI – a exposição incidental aos nomes de objetos/eventos resulta na emergência de respostas de ouvinte e tato para os mesmos), buscando analisar possíveis relações entre esses repertórios. O ITI envolveu 100 tentativas de ensino por sessão, para três conjuntos de estímulos de cinco categorias, incluindo também imagens de itens de preferência. Os mandos e repertórios de NB e NBI foram testados antes e após o ensino ITI com cada conjunto. Todos os participantes apresentaram mandos, dois participantes apresentaram NB e NBI, e um apresentou NB e o componente de ouvinte da NBI. Discute-se a relação entre esses repertórios e a necessidade de estudos mais minuciosos sobre o tema.
Abstract: Applied. Applied Behavior Analysis has sought to develop instructional technologies for teaching verbal behavior, with the mand being the most studied verbal operant. Verbal behavior may be absent or poorly developed in the repertoire of autistic individuals, especially when considering learning in natural environments. Mand training promotes functional communication and reduces interfering behaviors, as demonstrated by the growing body of research on the subject. Although still underexplored, the emergence of generalized mands may be related to the establishment of the integration of listener and speaker repertoires, characterized as the bidirectional naming behavioral relation. Considering gaps identified in both the reviews of mand training and the investigations on the emergence of mands and their relationship with listener-speaker integration, two independent studies were designed. Study 1 consists of a systematic review of 176 studies on mand training for autistic individuals, published up to 2020, aiming to categorize and analyze the relationships among participant profiles, intervention components, and outcomes. Most studies were conducted in school settings, included participants up to 10 years old with pre-existing verbal repertoires. The most frequently used independent variables (IVs) were differential reinforcement and prompting for response emission, manipulation of the motivating operation, and functional communication training. The most frequent dependent variable was item-specific mand. Studies on the emergence of mands without direct training were scarce. Different procedures for mand induction were cataloged, with the presentation of the reinforcer being the most commonly used. Most studies were at least partially effective in promoting mand acquisition. A more detailed analysis of the relationship between participant profiles and the effectiveness of the IVs is recommended. Study 2 investigated the effects of Intensive Tact Instruction (ITI) on the nduction of mands, bidirectional naming (BN- where teaching listener responses results in the emergence of speaker responses, and vice versa), and incidental bidirectional naming (IBNwhere incidental exposure to the names of objects/events results in the emergence of listener and tact responses for those stimuli). It also aimed to analyze potential relationships among these repertoires. ITI involved 100 teaching trials per session for three stimulus sets from five categories, including images of preferred items. Mands, BN, and IBN repertoires were tested before and after ITI for each stimulus set. All participants demonstrated mands; two participants demonstrated both BN and IBN, while one demonstrated BN and the listener component of IBN. The relationship among these repertoires is discussed, as well as the need for more detailed studies on this topic.
Palavras-chave: Mando
Nomeação bidirecional
Nomeação bidirecional incidental
Ensino intensivo de tato
Revisão sistemática
Mand
Intensive tact instruction
Bidirectional naming
Incidental bidirectional naming
Systematic review
Autism
Autismo
Área de Concentração: ECOETOLOGIA
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Linha de Pesquisa: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: https://www.ppgtpc.propesp.ufpa.br/index.php/br/teses-e-dissertacoes/teses/3817-2025
Aparece nas coleções:Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Jade Martins_final.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons