Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1801
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 28-Fev-2008 |
Autor(es): | COIMBRA, Jarbas Lima |
Primeiro(a) Orientador(a): | GUERRA, Renato Borges |
Título: | Alguns aspectos problemáticos relacionados ao ensino-aprendizagem da álgebra linear |
Título(s) alternativo(s): | Some related problematic aspects to the teach-learning of linear algebra |
Citar como: | COIMBRA, Jarbas Lima. Alguns aspectos problemáticos relacionados ao ensino-aprendizagem da álgebra linear. 2008. 73 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
Resumo: | Este trabalho aborda alguns aspectos que considero como possíveis dificuldades ao ensino-aprendizagem da disciplina Álgebra Linear. Trata-se de uma disciplina de grande importância para muitos cursos de graduação da universidade e considero que qualquer estudo que objetive melhorar este ensino é importante. Contém diversas considerações sobre dificuldades que os alunos podem enfrentar no estudo da disciplina, como aquelas relacionadas ao conhecimento que já trazem do curso médio que tanto podem ser usados como auxilio como também podem causar dificuldades de entendimento dos conceitos mais gerais da disciplina, dificuldades com o uso da geometria, dificuldades com termos conhecidos de outras disciplinas, dificuldades lógicas e outras dificuldades. |
Abstract: | This study deals with some aspects that I consider as possible difficults to the Linear Álgebra lessons understanding. It treats of a subject of huge importance for many graduation university courses and I consider that any study that intends to improve this teaching is essencial. It contains innumerous considerations about difficults that students can face during the subject learning, like those related to the knowledge brought from the high school, witch can either be used as a help as can cause understanding troubles of general lesson concepts, difficulties with use of geometry, difficulties with expressions known from other classes, logical difficulties, and others difficulties. |
Palavras-chave: | Álgebra linear Aprendizagem Prática de ensino Ensino superior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AlgunsAspectosProblematicos.pdf | 329,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons