Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1833
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 1-Apr-2005
metadata.dc.creator: BOGA NETO, Francisco Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do
Title: Uma proposta para ensinar os conceitos da análise combinatória e de probabilidade: uma aplicação do uso da história da matemática, como organizador prévio, e dos mapas conceituais
Citation: BOGA NETO, Francisco Rodrigues. Uma proposta para ensinar os conceitos da análise combinatória e de probabilidade: uma aplicação do uso da história da matemática, como organizador prévio, e dos mapas conceituais. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: Discutimos, neste trabalho, uma proposta de utilização da história da matemática, como organizador prévio, para o ensino da análise combinatória e da probabilidade. Esse uso da história da matemática tem como objetivo desenvolver os conhecimentos subsunçores, presentes na estrutura cognitiva dos alunos, para que possa ocorrer, de forma significativa, a aprendizagem dos conceitos desses tópicos da matemática, e que serão ensinados, de modo mais detalhado, posteriormente, através dos mapas conceituais. Vale ressaltar que, a utilização dos organizadores prévios do conteúdo, assim como a teoria dos mapas conceituais, têm fundamentação teórica nos trabalhos sobre aprendizagem significativa, do psicólogo educacional David P. Ausubel.
Abstract: We discussed, in this work, a proposal of use of the history of the mathematics, as previous organizer, for the teaching of the combination analysis and of the probability. That use of the history of the mathematics has as objective to develop the knowledge subsumers, presents in the students' cognitive structure, so that it can happen, in a significant way, the learning of the concepts of those topics of the mathematics, and that they will be taught, in a more detailed way, later on, through the conceptual maps. It is worth to stand out that, the previous organizers' of the content use, as well as the theory of the conceptual maps, they have theoretical justification in the works on significant learning, of the educational psychologist David P. Ausubel.
Keywords: Matemática
Ensino
Análise combinatória
Probabilidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_PropostaEnsinarConceitos.pdf587,93 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons