Tecendo fios entre a participação da criança e a gestão da escola pública

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2006-11-08

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

SANCHES, Maria do Socorro Rayol Amóras. Tecendo fios entre a participação da criança e a gestão da escola pública. 2006. 265 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio-Econômico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

DOI

Apresenta os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida em duas escolas públicas estaduais de ensino fundamental, localizadas no conjunto Paar, área periférica do município de Ananindeua-Pa, região metropolitana de Belém, no qual reflito sobre o espaço que a escola pública tem reservado à participação da criança a partir da investigação das interações visíveis no ambiente escolar, tendo em vista a idéia de que o espaço escolar não se reduz a indivíduos, mas se constrói por relações sociais. Para tanto, detive-me à análise das representações dos sujeitos envolvidos com a escola sobre a criança e a infância. Esta pesquisa sinaliza, antes de tudo, caminhos que possam desenvolver novas lentes ampliadoras do nosso ângulo de visão, na perspectiva de um aprender a pensar relacionalmente sobre as relações entre adultos e crianças estabelecidas no campo do poder das instituições escolares.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SANCHES, Maria do Socorro Rayol Amóras. Tecendo fios entre a participação da criança e a gestão da escola pública. 2006. 265 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio-Econômico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.