Diagnóstico da sustentabilidade do município de Tucuruí-PA: uma aplicação do barômetro da sustentabilidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10-30

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

MENEZES, Mayko de Sousa. Diagnóstico da sustentabilidade do município de Tucuruí-PA: uma aplicação do barômetro da sustentabilidade. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.

DOI

A implantação de grandes empreendimentos na Amazônia vem provocando inúmeros impactos ambientais e sociais nos municípios que os abrigam. Porém, o conceito desenvolvimento sustentável vem ajudando com bases científicas aliado as dimensões econômica, social, institucional e ambiental na busca de atender aos anseios da sociedade, na elaboração de instrumentos de medição do grau de sustentabilidade do desenvolvimento. Com isso, buscou-se através da utilização da ferramenta de medição da sustentabilidade, o Barômetro da Sustentabilidade, avaliar a sustentabilidade no município de Tucuruí. O presente estudo se caracterizou como pesquisa bibliográfica e documental complementada com coleta de dados em campo relativo, à qualidade das águas no núcleo urbano de Tucuruí. Utilizando como referência informações dos municípios paraenses e parâmetros de qualidade ambiental (Resolução Conama 357/2005), os resultados apontam que Tucuruí se encontra em situação similar ao Brasil, conforme outros autores evidenciaram, com a dimensão humana da sustentabilidade indicando a necessidade de ações governamentais para melhorar indicadores relacionados à educação e saúde. Adicionalmente, a dimensão ambiental também requer investimentos e iniciativa para melhorar os indicadores relacionados ao saneamento ambiental (coleta e disposição adequada de esgotos domésticos, coleta e disposição adequada do lixo) e à recomposição de cobertura vegetal.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

MENEZES, Mayko de Sousa. Diagnóstico da sustentabilidade do município de Tucuruí-PA: uma aplicação do barômetro da sustentabilidade. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.