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Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Jun-2013
Autor(es): BELO, Geovane Silva
Primeiro(a) Orientador(a): SILVA, Joel Cardoso da
Título: O olhar estrangeiro estigmatizado(r) do cinema: invenção, sustentação e reinvenção do imaginário sobre a Amazônia
Citar como: BELO, Geovane Silva. O olhar estrangeiro estigmatizado(r) do cinema: invenção, sustentação e reinvenção do imaginário sobre a Amazônia. Orientador: Joel Cardoso da Silva. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7875. Acesso em:.
Resumo: O cinema é uma das artes mais influentes na representação das culturas. Seu poder visual-discursivo interfere no imaginário acerca de espaços, de escólios e de comportamentos. A telona constrói olhares e reinventa-os. Este projeto pretende examinar os imaginários no documentário/ficção Iracema, uma transamazônica (1974), anseia compreender os estigmas no cinema sobre a Amazônia, ilustrá-los nos filmes Floresta das Esmeraldas (1985), Lambada, a dança proibida (1990), Anaconda (1997) e também em nacionais como Tainá, uma aventura na Amazônia (2000) e Um lobisomem na Amazônia (2005)- sobretudo, nas correspondências entre arte/imaginário. Os estudos dos relatos dos viajantes, as teorias de Gilbert Durand, de Neide Gondin, de Ana Pizarro, de Claude Lévi-Strauss,de HomiBhabha, de Edgar Morin, entre outros, serão baluarte na compreensão da invenção, manutenção e reinvenção desse olhar estrangeiro estigmatizado(r).
Abstract: The film is one of the most influential arts in the representation of cultures. His discursive-visual power interferes on the imaginary about spaces of scholia and behaviors. The big screen build looks and reinvents them. This project aims to examine the imaginary in the documentary/fiction “Iracema, umatransamazônica(1974)”,it wishes to understand the stigmata film on the Amazon, illustrate them films in the “Florestas Esmeraldas (1985)”, “Lambada, a dançaproibida (1990)”,“Anaconda (1997)” and also in the national motion pictures “Taina, umaaventuranaAmazônia (2000)” and “Um lobisomemnaAmazônia (2005)” - especially in the correspondence between art/imagination. The studies of travelers' reports, theories of Gilbert Durand, NeideGondin, Ana Pizarro, Claude Lévi-Strauss, Edgar Morin, among others, will be the cornerstone to understand the invention, maintenance it and reinventing it over this stigmatized look.
Palavras-chave: Cinema
Identidade social
Imaginário
Ficção
Amazônia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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