A ressignificação da prática de leitura dos graduandos do Curso de Letras PARFOR - UFPA: território de formação, subjuntividade e horizonte social do leitor

Imagem de Miniatura

Tipo

Data

17-05-2016

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

SILVA, Márcio Oliveiros Alves da. A ressignificação da prática de leitura dos graduandos do Curso de Letras PARFOR - UFPA: território de formação, subjuntividade e horizonte social do leitor. 2016. 234 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação.

DOI

A tese tem como objeto a Rede de Significado sobre as Lições de Leitura na experiência do Graduando - Leitor no Curso de Licenciatura em Letras – PARFOR/UFPA, e como objetivo de compreender a ressignificação dos discursos manifestados pelos Graduandos da Licenciatura em Letras para configurar uma Rede de Significado sobre as Lições de Leitura na experiência do Leitor. A pesquisa conseguiu organizar as relações dialógicas discursivas produzidas como Rede de Significados para projetar o embasamento teórico da Rede de Significado da escuta das experiências das Lições das atividades de Leitura: Bakhtin (1997, 2003); Bruner (1990 e 1995); Souza (2014); Larossa (2006); e Petit (2009a e 2009b). A metodologia é, predominantemente, qualitativa e constituiu como corpus de pesquisa uma turma do Curso de Letras, município de Redenção/PA: 26 questionários; 09 entrevistas, com caráter narrativo; e 01 memorial escrito, juntamente com anotações de diário de aula. A análise da escuta da experiência das Lições de Leitura dos Graduandos do Curso de Letras revelou 03 dimensões: a primeira é atividades discursivas do Sujeito: Território de Formação do Leitor - como variante de movimento e de dimensão do uso dos objetos de Leitura do Leitor; e Subjuntividade do Leitor - como variante de criação de significado para construir a sua própria história de Leitor. A segunda dimensão como atividades Discursivas na Memória do Sujeito-Leitor: Horizonte Social do Leitor - como variante de reflexão do valor de recriação do significado do Leitor. A terceira dimensão é atualização da historicidade da Formação da Consciência do Leitor: a formação da Rede de Significado por meio das Lições de Leitura na experiência do Leitor por meio das variantes formadas na primeira e segunda dimensão. Assim, o trabalho contribui para pensar as cenas dialógicas discursivas dos Leitores como negociação e reelaboração do ingresso dos novos significados das Lições de Leitura na experiência do Leitor, de modo constante na sua historicidade de Formação de Consciência do Leitor. O que sustenta a Tese de que: a experiência cultural da palavra do Leitor emerge socialmente no Território da Formação Docente por meio do dialogismo para (re)negociar e ocupar um lugar com sua diferença cultural de Leitor, capaz de tornar visível sua atividade discursiva para projetar a sua Rede de Significado como Historicidade de Formação de Consciência das Lições de Leitura.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI