SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Produção e características estruturais de capim-Tanzânia sob diferentes frequências de desfolhações em clima tropical Am

Imagem de Miniatura

Data

09-12-2016

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Universidade Federal Rural da Amazônia

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

MACEDO, Vitor Hugo Maués. Produção e características estruturais de capim-Tanzânia sob diferentes frequências de desfolhações em clima tropical Am. 2016. 42 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.

DOI

Objetivou-se com o presente trabalho determinar o efeito de diferentes frequências de desfolhações (FD) de Panicum maximum cv. Tanzânia durante as estações climáticas (EC) chuvosa (ECH) e seca (ES) de 2015, na região amazônica, em clima tropical Am, sobre as características estruturais e de produção do capim. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados com seis tratamentos correspondente as FD baseadas em seis intervalos fixos entre desfolhações: 14; 21; 28; 35; 42 e 49 dias, com cinco repetições, dispostas na forma de parcelas de 12 m2 a campo em esquema de parcelas subdivididas no tempo. Foram avaliados os padrões demográficos de perfilhamento (PDP), a densidade populacional de perfilhos (DPP), altura do dossel (AL), índice de área foliar (IAF), interceptação luminosa (IL), acúmulo total (ACT) de biomassa, e suas proporções em folha (PF), haste (PA) e material morto (PMM). A média das variáveis dos tratamentos dentro de cada EC foi submetida a análise de variância e o desdobramento da interação entre as diferentes FD e a EC (FD × EC) foram efetuados quando significativos pelo teste F. As médias foram analisadas por contrastes polinomiais ortogonais utilizando o procedimento PROC MIXED do software SAS. A DPP, AL, IL, IAF e ACT tiveram interação (P < 0,05) entre as FD e as EC. A DPP diminuiu linearmente (P < 0,0001) de 891 para 560 perfilhos/m² na ECH, e de 533 para 369 perfilhos/m² na ES, da FD de 14 para a de 49 dias, respectivamente. A AL apresentou ajuste linear (P < 0,0001) caracterizado pelo aumento do seu valor com a diminuição das FD. O aumento da AL variou de 58,72 a 117,42 cm com a redução da FD durante a ECH. Devido a menor disponibilidade hídrica na ES, a AL teve uma pequena variação de 37,69 para 49,03 cm, caracterizada por um ajuste quadrático (P = 0,0002). Tanto o IAF quanto a IL, na ECH, apresentaram efeito quadrático (P < 0,05) com aumento de 3,60 para 6,05 e de 90,85% para 98,30% nas FD de 14 a 49 dias, respectivamente. O ACT, que representa a soma dos ciclos dentro de cada EC apresentou ajuste quadrático (P = 0,0028) na ECH com maiores valores para as FD de 14 e 21 dias, e ajuste quadrático (P < 0,0001) na ES. Na estação chuvosa recomenda-se frequências de desfolhações por volta de 21 dias, correspondente à interceptação de luz de 95% e altura média do dossel em 71 cm. Na estação seca, recomenda-se menores frequências de desfolhações como a cada 49 dias, devido ao alto acúmulo de forragem em relação as outras frequências no período seco.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

MACEDO, Vitor Hugo Maués. Produção e características estruturais de capim-Tanzânia sob diferentes frequências de desfolhações em clima tropical Am. 2016. 42 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.